RECONHECIMENTO

Prêmio por Desempenho Funcional da AGU: condecoração foi outorgada à procuradora em atuação na UFLA

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quinta, 10 Dezembro 2020 17:57 | Última Atualização: Quarta, 16 Dezembro 2020 14:07
Gentileza solicitar descrição da imagem

A procuradora federal Vânia Mendes Ramos da Silva, que atua na Universidade Federal de Lavras (UFLA) desde 2018, foi agraciada na 8ª edição do Prêmio por Desempenho Funcional da Advocacia-Geral da União (AGU) e Procuradoria Federal (PF). Segundo o edital que regulamenta o prêmio, a honraria é concedida aos membros e servidores técnico-administrativos cujo desempenho e atuações funcionais se sobressaem por meio da apresentação de ideias, inventos ou trabalhos que favoreçam o aumento da produtividade e a redução dos custos operacionais.

A indicação dos servidores ao prêmio é feita por meio de processos de escolha internos a cada unidade da AGU. No caso da procuradora Vânia, a indicação partiu do Fórum de Procuradores-Chefes das Instituições Federais de Ensino Superior, em uma votação espontânea entre os procuradores. Essa indicação foi formalizada pelo Fórum, ratificada pelo procurador-geral federal e pelo advogado-geral da União. A cerimônia de premiação on-line ocorreu nessa quarta-feira (9/12).

O reconhecimento leva em conta a atuação dos servidores no período de 1º de agosto de 2019 a 31 de julho de 2020. Vânia tem histórico de participação ativa no Fórum de Procuradores, no suporte aos colegas e na contribuição para as discussões. Apresentou também projetos, painéis e palestras com temas relevantes e atuais que estão sendo enfrentados pelas procuradorias das universidades e institutos federais, visando à resolução de problemas e à garantia de segurança aos processos decisórios pelos gestores.

A procuradora comenta a sua satisfação em poder contribuir com seu trabalho para as atividades da UFLA. “As procuradorias federais especializadas têm a função de garantir a legalidade dos atos administrativos, conferindo segurança jurídica aos gestores públicos e, consequentemente, às políticas públicas e prestação dos serviços públicos. A UFLA é uma instituição reconhecida por sua excelência em governança, gestão e qualidade dos cursos. O desafio de assessorar juridicamente uma instituição de excelência me motiva a ser uma profissional cada vez melhor." Ela também faz questão de ressaltar, ao comentar o quanto se emocionou com a indicação, que todo bom trabalho é resultado de muito estudo e empenho, mas também do trabalho realizado em equipe. Por isso, fez questão de registrar agradecimentos a todos que colaboram para seu trabalho. "Não teria como ser diferente trabalhando com equipes tão preparadas e competentes como as que encontrei nos diversos setores da UFLA". Ela realça agradecimentos aos colegas de trabalho e familiares.

"Destaco o suporte recebido de toda a equipe da PF/UFLA, liderada pelo Dr. José Olímpio Ribeiro Silveira, nosso procurador-chefe. Atualmente, a assessoria da PF/UFLA é composta pelas servidoras da UFLA Mariana de Souza Carvalho, Danyella Barrosa de Oliveira e Isabella Rodrigues Jerônimo, mas também participaram dela Sabrina Azevedo Ferreira Assis, que atualmente está na PRGDP, e Conceição Aparecida de Abreu e Souza, hoje aposentada. Todas sempre trabalham com muito afinco e dedicação para tornar esse resultado possível. A todos, meu muito obrigada.

Por fim, gostaria de expressar minha gratidão a Deus e à minha família. Meu marido, Mauro Lúcio Oliveira da Silva, meus filhos, Alexandre Mendes Silva (12) e Rafael Mendes Silva (9), meus amores e meu suporte emocional, as pessoas que me dão forças para enfrentar os desafios com alegria e leveza. Aos meus pais, Luzia Mendes Ramos e Valdeci Ramos da Silva, assim como aos meus irmãos, Vanusa Mendes Ramos, Valéria Mendes Ramos Amaro, Volnei Mendes Ramos e Vladson Mendes Ramos Caliari. Eles são os meus maiores amigos e minha inspiração".

Currículo

Vânia é graduada em Direito pela PUC-MG, especializada em Direito Administrativo pela Universidade de Brasília (UnB), em Direito Público pela Faculdade Newton Paiva e em Direito Constitucional pela Faculdade Anhanguera. É mestre em Gestão Pública e Sociedade pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e autora do livro Terceirização no Setor Público: Entre o privado e o interesse público.

É natural de Quirinópolis/Goiás, mas morou em Belo Horizonte da primeira infância à vida adulta. Iniciou a carreira pública como escrivã da Polícia Civil. Depois foi oficial de justiça no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, chegando posteriormente a procuradora federal na AGU, no município de Pouso Alegre, passando também por Ouro Preto e Varginha, ocupando diferentes cargos de gestão no serviço público. Na UFLA, está desde 2018, e ocupa a função de Coordenadora de Matéria Jurídico-Administrativa.

A procuradora é, ainda, professora credenciada da Escola da AGU nas disciplinas de Direito Administrativo e Gestão Pública e integra a Câmara Permanente de Uniformização Consultiva da Procuradoria-Geral Federal (CPUC).