ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS

LabCovid/UFLA realiza, nos próximos dias, 500 exames para diagnóstico de Covid-19 em pessoas assintomáticas

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Sexta, 18 Dezembro 2020 06:26 | Última Atualização: Segunda, 20 Setembro 2021 05:32
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a prefeitura do município promoveram, nessa quinta-feira (17/12), uma ação de coleta de amostras para realização de testes tipo RT-PCR para diagnóstico de Covid-19 em pessoas que passavam pela Praça Dr. Augusto Silva, no centro da cidade. Nesta etapa da mobilização, 200 amostras foram colhidas e serão analisadas no LabCovid, laboratório estruturado na UFLA para a realização de testes moleculares para diagnóstico da doença, inaugurado em outubro.

O objetivo da ação, segundo a pró-reitora de pesquisa e também coordenadora do LabCovid, professora Joziana Muniz de Paiva Barçante, foi o de verificar a presença do vírus em pessoas que estão assintomáticas. Com os resultados, que devem estar prontos ainda antes do Natal, será possível orientar aqueles que eventualmente tiverem resultados positivos a manterem-se em isolamento, evitando que a transmissão se intensifique, especialmente durante as celebrações de fim de ano. A partir dos resultados, também será possível que gestores públicos e autoridades da saúde avaliem outras ações que sejam necessárias para garantir distanciamento social, em um momento em que as taxas de transmissão voltam a subir em todo o País.

Além dos testes feitos na praça, outras 300 amostras foram colhidas entre profissionais de saúde dos hospitais e unidades de pronto atendimento. Os testes são feitos a partir de insumos adquiridos pelo município para enfrentamento à Covid. Já as equipes da UFLA, em uma ação social e de divulgação científica, contribuem com a orientação da população e com a realização dos testes no laboratório.

A servidora pública Vanésia Nogueira Baião estava passando pela praça no momento da mobilização e prontificou-se logo a colher a amostra. “Eu trabalho no atendimento ao público e essa é uma oportunidade boa para verificar se está tudo bem, porque se o resultado for positivo, é necessário o isolamento, para proteger a família e as pessoas com quem a gente tem contato no atendimento”.

As coletas começaram por volta das 7h30 e antes das 10h todas as senhas já haviam sido distribuídas, o que demonstrou a preocupação da população com a doença e a boa receptividade ao monitoramento da saúde.

Testes periódicos estão sendo feitos também para verificar contaminação de ambientes de grande circulação de pessoas, em unidades hospitalares.

Mais atividades de controle e enfrentamento à pandemia

O LabCovid, além da realização de testes tipo RT-PCR em amostras encaminhadas pelo município e agora também pela Funed, está testando amostras colhidas em ambientes de circulação pública, para verificar contaminação pelo vírus. Desde que foi inaugurado, realiza quinzenalmente testes em amostras colhidas em maçanetas, corrimãos, teclados de computadores e outros pontos muito tocados pelas pessoas nos hospitais da cidade e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Até o momento todos os testes tiveram resultados negativos . “O fato de esses locais de atendimentos de saúde não se apresentarem contaminados em suas áreas de grande circulação é um bom indicativo e dá um pouco mais de segurança para pacientes, acompanhantes e profissionais que precisam frequentá-los. Também demonstram que os cuidados de higienização estão sendo tomados, mas a vigilância deve ser constante”, avalia a professora Joziana.

Na última semana, foi realizada também coleta de amostras no ambiente da Reitoria da UFLA, onde a circulação de pessoas em trabalho presencial é frequente. Os resultados também foram negativos.