CELEBRAÇÕES DE FIM DE ANO

Mensagem da Direção Executiva da UFLA

Escrito por Reitoria | Publicado: Terça, 22 Dezembro 2020 13:35 | Última Atualização: Quarta, 23 Dezembro 2020 11:08
Gentileza solicitar descrição da imagem
Clique na imagem para ampliá-la

Eram tantos os planos pessoais de cada um de nós para o ano de 2020, assim como eram muitas as expectativas de trabalho no exercício de 2020 na UFLA, sempre em prol do aperfeiçoamento. E tudo precisou ser ajustado, realinhado, reinventado e transformado para se adequar a um novo cenário, nunca vivido por essa nossa geração... um cenário de pandemia que ameaça nosso convívio, a saúde física, a saúde mental, a economia, as condições normais de tomada de decisões. Foi, desde o início, um contexto de apreensão pelo que viria, de tristeza pelas vidas humanas que se foram, ou que sofreram e sofrem nos hospitais, de torcida para que a ciência possa apresentar a vacina e outros estudos relevantes para o momento, de reflexões sobre valores e transformações que nos nortearam até aqui e que nos conduzirão de agora em diante.

Aos servidores da UFLA, bolsistas e outros colaboradores, expressamos o nosso reconhecimento por todo o esforço feito nesse ano difícil que se encerra. Diante de um cenário tão desafiador, superaram os contratempos para se adequarem a situações de trabalho remoto, que estão longe de serem as mais confortáveis, tudo para manter o seu compromisso com os nossos estudantes, parceiros e com a sociedade. Há ainda todos aqueles servidores ligados às atividades essenciais, que precisam se expor ao deslocamento diário para manter o funcionamento de laboratórios, serviços de campo e atividades de pesquisa e extensão, muitas delas essenciais inclusive para que a Universidade possa cumprir a sua responsabilidade social durante a pandemia. Geramos resultados de pesquisa importantes sobre o tema e realizamos dezenas de ações de extensão e comunitárias que demonstram o papel da UFLA na região e no Brasil.

Aos estudantes, também o nosso reconhecimento. Mesmo com as inúmeras situações desfavoráveis intensificadas pela pandemia, foram vencedores ao reorganizar a rotina e ajustarem-se a metodologias de ensino-aprendizagem novas para todos nós. Assim como essas metodologias mostraram novos caminhos e novas possibilidades, elas também nos permitiram uma nova atribuição de valor ao câmpus, à interação presencial, a tudo aquilo que desejamos que possa voltar logo, porque agregam diferenciais às nossas atividades.

À sociedade brasileira, a nossa solidariedade para com as famílias que foram afetadas pela pandemia, e a nossa reverência à fortaleza desse povo que, em condições "normais" de saúde pública, trabalha duro para enfrentar a rotina, e teve dias imensamente mais sofridos neste ano. Diante de tantas dificuldades, ainda vigentes, nosso desejo é de que o ano termine em paz. E como um novo ano sempre inspira novas e boas expectativas, devemos nos firmar sobre a esperança de que venham os melhores acontecimentos, em um mundo mais fraterno, consciente, justo, com saúde para todos.

A UFLA continuará atenta a todos os desdobramentos do cenário atual, pronta para, dentro das possibilidades institucionais, dar a sua contribuição para que dias melhores possam se estabelecer para servidores, estudantes, parceiros e sociedade em geral.

Saúde e Paz a todos!

Direção Executiva

Ouça a Mensagem de Fim de Ano que está sendo veiculada na Rádio Universitária: