LABCOVID/UFLA

Resultados positivos para Covid-19 em pessoas assintomáticas reforçam a importância de cuidados

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 23 Dezembro 2020 14:44 | Última Atualização: Quarta, 23 Dezembro 2020 16:15
Gentileza solicitar descrição da imagem

O mutirão de exames para diagnóstico de Covid-19 em pessoas assintomáticas em Lavras teve seus trabalhos concluídos no último fim de semana. Dois por cento dos participantes testaram positivo para a doença. Se considerado apenas o grupo de profissionais de saúde em atuação nas unidades hospitalares, o percentual foi de pouco mais de 1%. Já entre aqueles que estavam circulando no centro da cidade e colheram a amostra durante a ação na Praça Dr. Augusto Silva, em 17/12, o percentual de testes positivos foi de 3,5%

A equipe do LabCovid/ UFLA terminou o processamento das 500 amostras colhidas e entrou em contato com as pessoas que participaram da ação, tanto para informar os resultados quanto para orientar aqueles que devem permanecer em isolamento, por terem apresentado resultado positivo. De acordo com a coordenadora do Laboratório e pró-reitora de Pesquisa da UFLA, professora Joziana Muniz de Paiva Barçante, os índices indicam a necessidade de cuidado redobrado das pessoas durante as celebrações de fim de ano. “Se fôssemos considerar esse percentual de 2% aplicável ao número de habitantes da cidade, teríamos perto de 2 mil pessoas circulando assintomáticas e possivelmente transmitindo o vírus. Por isso é tão importante manter o distanciamento social e não dispensar os cuidados básicos, como uso de máscara e higienização das mãos”.

Após uma rotina intensa para concluir os trabalhos, o servidor técnico do LabCovid Dirceu de Sousa Melo manifesta satisfação em poder contribuir com esse trabalho no enfrentamento à pandemia. “Algumas pessoas, infelizmente, recebem a notícia não muito boa de que estão com o teste positivo, mas isso acaba ajudando-as a proteger outras vidas. Por outro lado, os profissionais da saúde que estão negativos podem ficar mais aliviados no contato com a família”.

O número de novos casos de Covid-19 está crescendo desde o fim de novembro no País, e as aglomerações no fim do ano podem agravar o cenário. Diante da presença do vírus em pessoas assintomáticas em circulação, vale a atenção às recomendações já publicadas pelo projeto Minuto da Saúde, da UFLA:

- Limitar as comemorações a grupos que já têm convívio diário.

- Preferir lugares abertos, como quintais e varandas.

- Evitar o consumo excessivo de álcool, que resulta em relaxamento dos cuidados

- Usar máscara, e só retirar no momento da refeição.

- Evitar comidas, como petiscos, em que o uso das mãos predomina. Preferir o uso de talheres.

- Se for viajar, escolher lugares sem aglomeração e dar preferência ao deslocamento de carro.

- Pessoas com sintomas não devem participar das reuniões.

- Se possível, fazer quarentena antes das reuniões comemorativas.

Sobre o mutirão de exames

Treinamentos estão sendo feitos para aumentar a equipe do Labcovid e a capacidade de realização de exames

A mobilização para a realização de testes tipo RT-PCR para diagnóstico de Covid-19 foi uma iniciativa da UFLA e da prefeitura do município. A coleta de amostras entre os cidadãos que circulavam pela praça Dr. Augusto Silva, no centro da cidade, ocorreu em 17/12, com 200 voluntários. Paralelamente, foram enviadas ao LabCovid mais de outras 300 amostras colhidas entre profissionais de saúde dos hospitais e unidades de pronto atendimento.

O objetivo da ação, segundo a professora Joziana, foi o de verificar a presença do vírus em pessoas que estão assintomáticas, tornando possível orientar aquelas com resultados positivos a manterem-se em isolamento, evitando que a transmissão se intensifique, especialmente durante as celebrações de fim de ano.

Os testes foram feitos a partir de insumos adquiridos pelo município para enfrentamento à Covid. Já as equipes da UFLA, em uma ação social e de divulgação científica, contribuem com a orientação da população e com a realização dos testes no laboratório.

O LabCovid fecha o ano tendo realizado 736 testes entre os meses de novembro e dezembro, desde o seu credenciamento pela Vigilância Sanitária. Sobre esse número, o percentual de resultados positivos foi de 2,6%. Nesta semana, o Laboratório iniciou uma nova etapa de treinamentos, com pós-graduandos que farão parte da equipe e ajudarão a ampliar a capacidade de realização de exames.