Edição 116

Publicada nova edição do Jornal UFLA

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Quarta, 30 Dezembro 2020 11:05 | Última Atualização: Quarta, 30 Dezembro 2020 15:19
Gentileza solicitar descrição da imagem

Para encerrar o ano, a edição 116 do Jornal UFLA acaba de ser publicada. Um dos objetivos desse veículo de comunicação é apresentar à sociedade um pouco do que é realizado na nossa Universidade.

Nesta edição, um dos destaques é a inauguração do novo laboratório para testes de diagnóstico da Covid-19. Com equipamentos de alta tecnologia, para que seja referência na macrorregião em que a Universidade está inserida, o LabCovid tem a capacidade de realizar até 80 testes por dia, diminuindo o atual fluxo da Fundação Ezequiel Dias (Funed); assim, haverá maior agilidade nos diagnósticos dos pacientes de Lavras e região.

A UFLA também desenvolveu uma plataforma de orientação e consulta on-line: Telecovid-19, que permite uma avaliação inicial de pessoas que apresentam suspeita de infecção pelo coronavírus, sem precisar sair de casa.

Além disso, mais do que nunca, é importante refletir sobre os aspectos relacionados à saúde mental para que se possa ter uma vida mais equilibrada. Assim, a UFLA tem realizado 100% das solicitações para atendimentos psicológicos e psiquiátricos da sua comunidade acadêmica, de forma on-line; e realizado palestras, rodas de conversa e cursos de extensão, como o “Contribuições da Psicologia Positiva para Saúde Mental”, que atendeu não apenas à comunidade acadêmica como também à externa, com participantes inclusive do Pará e Rio Grande do Sul.

Ainda na área de saúde, foram entregues aos hospitais de Lavras 15 kits com máscaras de mergulho adaptadas para serem utilizadas em respiradores. O equipamento beneficiará os profissionais da saúde que estão atuando na linha de frente ao combate da pandemia de Covid-19, assim como os pacientes infectados.

A comunidade de Lavras também tem recebido as hortaliças produzidas na UFLA. De março a outubro, 8.517 mil famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica foram beneficiadas com as cestas verdes montadas a partir das doações, alcançando cerca de 34.000 pessoas da cidade. Toda a produção de hortaliças vem do Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia da UFLA (CDTT).

Outra ação com relação à pandemia foi a formação sobre Ensino Remoto para mais de 600 profissionais da Rede Municipal de Educação de Lavras. As atividades envolveram o acesso dos professores de Lavras às ferramentas digitais e discussões sobre os desafios da docência.

Houve ainda a criação dos programas emergenciais de assistência estudantil: Programa Acesso Digital (PAD) e o Programa Emergencial Integrado (PEI), com o objetivo de assegurar a permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica na Universidade.

Além das ações relacionadas à pandemia, nesta edição, trazemos os rankings em que a UFLA teve destaque nesse último semestre. No ranking mundial THE 2021, a Universidade avançou na pontuação de quatro dos cinco pilares avaliados. No QS World University Agricultura e Silvicultura, subiu oito posições. No Guia da Faculdade, a UFLA é a instituição de Minas Gerais com maior porcentual de cursos 5 estrelas. No Enade 2019, a Universidade obteve resultados de excelência. E, no ranking do Tesouro Nacional, a UFLA está entre as universidades federais com melhor qualidade das informações de custo.

Acesse a versão digital do Jornal UFLA.