INFORME

Publicada Portaria que institui novos valores das refeições no RU/UFLA a partir de março

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 04 Janeiro 2021 16:10 | Última Atualização: Segunda, 04 Janeiro 2021 18:49
Gentileza solicitar descrição da imagem

Com o corte orçamentário direcionado à educação em 2021, o corte em recursos disponibilizados pelo Plano Nacional da Assistência Estudantil (Pnaes) e o aumento significativo dos preços dos gêneros alimentícios, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) precisou programar um reajuste nos valores das refeições servidas no Restaurante Universitário (RU). Buscando manter o apoio aos estudantes para sua permanência no ensino superior, especialmente àqueles com vulnerabilidade socioeconômica, ficou preservada a cobrança de R$ 1,00  para estudantes de graduação e pós-graduação em situação de vulnerabilidade, de acordo com avaliação e classificação feita pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec).

A Portaria Praec/Proplag n° 02, publicada em 30 de dezembro de 2020, institui os novos valores, que passam a ser de R$ 6,00 para estudantes não vulneráveis, R$ 11,00 para servidores e funcionários terceirizados e R$ 15,00 para visitantes.

O último reajuste de valores cobrados pelas refeições no RU para estudantes não vulneráveis ocorreu em 1998. Desde então, todos os esforços vêm sendo feitos para a manutenção dos valores e priorização da assistência estudantil na Universidade. A inflação acumulada de 282% nesse período; o corte orçamentário de 18,25% para a educação em 2020, em relação a 2021; o corte também de 18,25% dos recursos do Pnaes em relação a 2020 e a necessidade de manter a oferta de refeições de qualidade e adequadas às diferentes demandas da comunidade acadêmica exigiram a redefinição de valores.

Os preços estarão vigentes a partir de março, quando o RU deve voltar a servir refeições para atender ao possível retorno parcial das atividades acadêmicas presenciais, previsto na resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).