PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL

Plano de Desenvolvimento Institucional 2021-2025 está disponível para acesso público

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quarta, 06 Janeiro 2021 15:23 | Última Atualização: Quarta, 06 Janeiro 2021 15:35
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Plano de Desenvolvimento Institucional 2021-2025 (PDI 2021-2025) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) já está disponível para acesso público. O documento apresenta um conjunto de objetivos, metas e estratégias, definidos de forma coletiva como prioritários para o desenvolvimento da Universidade nos próximos cinco anos.

O PDI é um instrumento de planejamento estratégico que serve de subsídio para avaliar a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta no contexto legal explícito no Plano Nacional de Educação, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e, especialmente, o cumprimento dos compromissos e responsabilidade sociais da Universidade.

Na página do PDI 2021-2025, é possível ter acesso ao documento completo, às planilhas de monitoramento de metas e indicadores, bem como à gestão de riscos dos objetivos estratégicos que compõem esse planejamento. “Essa é uma importante ação para ampliar a transparência, a prestação de contas à sociedade e, consequentemente, promover a melhoria da Governança Pública da UFLA”, avalia Adriano Higino Freire, presidente da Comissão responsável pela elaboração da proposta do PDI.

Elaboração do PDI 2021-2025

A elaboração do PDI é estabelecida por lei, com o objetivo de profissionalizar a gestão das instituições de ensino superior, assegurando que as ações sejam estrategicamente planejadas com a participação coletiva e executadas em um período de cinco anos.

O processo de construção do PDI 2021-2025 envolveu diferentes etapas. Foi constituída uma comissão para a condução dos trabalhos, que se dedicou, inicialmente, ao estudo do conjunto de legislações pertinentes à  elaboração do plano, bem como à análise de cenários, oportunidades e ameaças para a Instituição. As análises serviram de base para a elaboração dos objetivos estratégicos, metas, indicadores e estratégias que compuseram a proposta do PDI 2021-2025.

O documento foi então submetido à consulta pública, para acolher contribuições da comunidade acadêmica e da sociedade em geral. A consulta ocorreu em formato totalmente on-line, em função da pandemia e da necessidade de distanciamento social.

As sugestões foram recebidas pela comissão; quando pertinentes, foram incorporadas à proposta do PDI, ou encaminhadas às unidades administrativas ou acadêmicas envolvidas para análise de viabilidade de inserção aos Planos de Desenvolvimento das Unidades (PDU). O documento final foi apreciado e aprovado pelo Conselho Universitário (CUNI).