Ir direto para menu de acessibilidade.
Covid-19

LabCovid/UFLA realiza testes para diagnóstico de Covid-19 em Ingaí e Lavras

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Quarta, 20 Janeiro 2021 09:48 | Última Atualização: Segunda, 16 Agosto 2021 09:35
Gentileza solicitar descrição da imagem

O LabCovid da Universidade Federal de Lavras (UFLA) promoveu mais duas ações para realização de testes tipo RT-PCR com o objetivo de diagnosticar a Covid-19. Segunda-feira (18/1) foram colhidas 40 amostras no município de Ingaí e na terça-feira (19/1) 39 amostras no Corpo de Bombeiros de Lavras. A previsão é que os resultados estejam prontos até sexta-feira (22/1). 

A finalidade é verificar a presença do vírus em pessoas assintomáticas. “O importante neste momento é garantir o diagnóstico precoce, que é uma das formas mais eficientes de se evitar a circulação do vírus na população. Além disso, ele é fundamental para se conseguir isolar principalmente pessoas assintomáticas, sem suspeita clínica da infecção, entre os profissionais da saúde e os militares que atuam na segurança da população”, esclarece a pró-reitora de pesquisa e coordenadora do LabCovid, professora Joziana Muniz de Paiva Barçante. Caso alguém teste positivo, a orientação é que haja o isolamento da pessoa infectada por 14 dias ou mais para evitar novas transmissões. 

LABCOVIDWhatsApp Image 2021 01 20 at 09.24.55

O laboratório de diagnóstico molecular para o enfrentamento à doença é credenciado à Fundação Ezequiel Dias (Funed) e também realiza diagnósticos de forma independente com pesquisa, extensão e assistência. Sediado no Departamento de Ciências da Saúde (DSA) da UFLA, o LabCovid é um dos contemplados com os recursos obtidos pela Universidade em Termo de Execução Descentralizada (TED) com o Ministério da Educação (MEC) para o desenvolvimento de ações de enfrentamento à Covid-19. Desde outubro, já testou mais de 1.500 pessoas. 

Para que o LabCovid fosse concluído, muitos departamentos, setores, docentes e técnicos-administrativos da UFLA se envolveram no processo:

Departamentos: Fitopatologia; Agronomia; Biologia; Veterinária; Saúde.

Pró-reitorias: Proplag; Proinfra; Procuradoria Federal.

 

WhatsApp Image 2021 01 20 at 09.24.55 2

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.