Vestibular

Publicado edital da 3ª etapa do Processo de Avaliação Seriada da UFLA - inscrições até 26/4

Escrito por Samara Avelar | Publicado: Sexta, 29 Janeiro 2021 13:07 | Última Atualização: Terça, 20 Abril 2021 11:22
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) publicou o edital referente à 3ª etapa do Processo de Avaliação Seriada (PAS), voltada aos candidatos que fizeram a segunda etapa em 2019 e fariam a terceira etapa em 2020, adiada devido à pandemia. As inscrições começam às 9h do dia 25/3 e vão até 26/4. O endereço eletrônico para que os candidatos se inscrevam é ufla.br/pas. Nesse mesmo endereço poderão ser feitos os pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição, no período de 15/3 a 24/3, por aqueles que se enquadram nos requisitos determinados no edital.

Nesta etapa do PAS são consideradas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem/2020) oficialmente fornecidas à UFLA pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep/MEC. A classificação dos candidatos se dá pela ordem decrescente da Pontuação Geral do Candidato - PASG, pela qual se definem as listas de convocados em primeira chamada e listas de espera. Há vagas reservadas - em atendimento à Lei 12.711/2012, alterada pela Lei 13.409/2016 - para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Essas vagas são organizadas em oito grupos de cotas, conforme especificações disponíveis no edital.

A relação dos candidatos classificados em 1ª chamada será apresentada em ordem alfabética por curso e grupo de vagas, com previsão para ser publicada no site ufla.br/pas a partir do dia 24/5, quando também serão informadas as orientações para matrícula.

É indispensável que o candidato leia o edital na íntegra e esteja ciente de toda as regras e orientações.

Para ingresso no período 2021/1 pelo PAS, a UFLA oferece 532 vagas, distribuídas entre 27 cursos de graduação, conforme quantitativos expressos no anexo do Edital.

Para informações sobre o PAS, está disponível o e-mail da Coordenadoria Geral de Processos Seletivos (Cops): Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A homepage é cops.ufla.br.

Informações sobre 2ª e 3ª etapas

O edital da 2ª etapa do PAS - direcionado aos estudantes que realizariam a 2ª etapa da prova em 2020 - será divulgado a partir de março de 2021, uma vez que as datas exatas das provas ainda serão definidas em razão da pandemia da Covid-19.  As datas de isenção, inscrição, provas e demais informações estarão disponíveis nesse edital a ser divulgado. Em breve, a Cops irá divulgar o programa das matérias para realização da prova, que ficará disponível em ufla.br/pas. Para esses candidatos, a 3ª etapa do processo utilizará as notas do Enem 2021.

Aos candidatos interessados em realizar a 1ª etapa do PAS - candidatos estes que cursaram o primeiro ano do ensino médio em 2020 e candidatos que estão cursando o primeiro ano do ensino médio em 2021-, a Cops informa sobre a previsão de uma reestruturação do Processo Seriado, de forma a garantir que ele cumpra sua missão de atendimento à demanda microrregional de acesso ao ensino superior, contemplando a população das regiões de Lavras e São Sebastião do Paraíso (onde a UFLA terá novo câmpus, a ser implantado). Caso se concretize, o edital referente a essa etapa - já contemplando a nova reestruturação – poderá ser divulgado na página do PAS a partir de maio/2021. Com isso, esses estudantes terão a oportunidade de realizar, em 2022, as provas das etapas 2 e 3 (a terceira etapa é o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem).