LANÇAMENTO

Editora UFLA lança 12 livros na próxima segunda-feira (5/4)

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Terça, 30 Março 2021 16:55 | Última Atualização: Terça, 30 Março 2021 17:31

Na próxima segunda-feira (5/4), às 14h, a Editora UFLA realiza cerimônia virtual de lançamento de 12 livros. O evento, aberto ao público, será transmitido pelo Canal da UFLA no Youtube.

livros lancamento

Confira os livros que serão lançados:

O TCC nas identidades do professor de línguas adicionais
A coletânea reúne Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de licenciandos de Letras e é comentada, na sequência, por educadores de instituições nacionais diversas, cada um com comprovada competência na respectiva área.

Organizadora: Tania Regina de Souza Romero

De PIBID letras UFLA para professores de línguas - Sugestões de unidades didáticas para o ensino fundamental
As unidades didáticas do livro partem da interpretação da Base Nacional Curricular Comum, documento em fase de implementação no país que causa muitas dúvidas, tanto para os professores que já estão em exercício, quanto para os que estão prestes a entrar na carreira.

Organizadora: Tania Regina de Souza Romero

Qualidade do Café - 2ª Edição Revisada e Ampliada
O livro tem o objetivo de proporcionar, aos profissionais relacionados à cafeicultura, a base geral que se deve adquirir para obter um produto final de qualidade diferenciada.

Autor: Carlos José Pimenta

Variações fenomenológicas, formação e arte - Contribuições para o campo educativo
Com artigos que abrangem os campos da Filosofia, da Educação e da Arte sob uma abordagem fenomenológica, o livro explicita os princípios fenomenológicos que devem iluminar e enriquecer a compreensão e análise desses campos.

Organizadores: Ana Maria Haddad Baptista,

Gilberto Aparecido Damiano,

Mônica de Ávila Todaro,

Vanderlei Barbosa

Fenomenologia, educação e psicanálise
O livro amplia o debate sobre a produção rigorosa e humanizadora do conhecimento nas áreas da educação e da psicanálise, a partir de reflexões realizadas por pesquisadores de diversas universidades brasileiras.

Organizadores: Ana Maria Haddad Baptista,

Gilberto Aparecido Damiano,

Mônica de Ávila Todaro,

Vanderlei Barbosa

As Práticas pedagógicas como problema filosófico
O livro, de caráter didático, é resultado de um trabalho de pesquisa e ensino desenvolvido durante o período em que foi ministrada a disciplina de Filosofia da Educação a uma turma de estudantes do curso de Pedagogia.

Organizadores: Carlos Betlinski,

Dalva de Souza Lobo,

Livia Maria Ribeiro Rosa

Guia prático de metodologias ativas com uso de tecnologias digitais da informação e comunicação
Sucinto e repleto de conselhos e dicas práticas, o livro permite, mesmo ao professor iniciante no tema, orientar-se e animar-se à tarefa de inovar sua prática pedagógica, abandonando velhas fórmulas para lançar-se em voos mais altos.

Autor: Alexandre José de Carvalho Silva

UFLA 25 Anos de Universidade Trajetória Centenária
O livro é a segunda edição, revista e ampliada, do que foi lançado nas comemorações do centenário institucional, em 2008, com o título “UFLA 100 anos: Transformando sonhos em realidade”. A publicação reconta a história da Instituição a partir de seus cursos e de milhares de estudantes e servidores que, com sua dedicação, ajudaram a construir, dia a dia, esse percurso.

Organizadoras: Valéria da Glória Pereira Brito,

Édila Vilela de Resende Von Pinho,

Gláucia da Silva Mendes Moraes,

Ana Eliza Ferreira Alvim da Silva

Manejo e conservação da água e do solo
O objetivo deste livro é informar, conscientizar e alertar estudantes, profissionais que atuam nas ciências agrárias e ambientais, agricultores e pesquisadores sobre aspectos de produção e manutenção da quantidade e qualidade da água e do solo, em especial, via práticas agrícolas conservacionistas.

Autores: João de Andrade Bonetti, Jessé Rodrigo Fink

Ciência em imagem: Olhares sobre pesquisas desenvolvidas na UFLA
O objetivo do livro é atrair a atenção do público para o universo científico, por meio de imagens que representam pesquisas, tecnologias e inovações geradas na UFLA.

Organizadoras: Gláucia Mendes,

Karina Mascarenhas,

Pollyana Dias

Mapeamento de solos, aptidão agrícola e taxa de adequação do uso das terras do município de Lavras (MG)
O objetivo primordial deste livro é disponibilizar, para vários usuários potenciais, informações e dados relativos às classes e atributos de solos, vocação agrícola e taxa de adequação de uso das terras do município de Lavras (MG).

Autores: Nilton Curi, Elidiane da Silva,

Felipe Haenel Gomes,

Michele Duarte de Menezes,

Sérgio Henrique Godinho Silva,

Anita Fernanda dos Santos Teixeira

Em livros de receitas se (re)conhecem os hábitos alimentares
A publicação busca refletir se os livros e, mais especificamente, as receitas, figuram como fontes documentais que guardam registros históricos para compreender as dinâmicas da formação e transformação da alimentação e nutrição brasileiras.

Autoras: Juliana Rocha Penoni,

Mariana Mirelle Pereira Natividade,