VIGILÂNCIA E MONITORAMENTO

Segurança no câmpus é intensificada após medidas de acesso mais restritivas

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Terça, 13 Abril 2021 17:47 | Última Atualização: Terça, 13 Abril 2021 17:53

Com o aumento da restrição de acesso à Universidade Federal de Lavras (UFLA) determinado pela Portaria n° 257, de 25 de março de 2021, a Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra) tem intensificado a segurança do câmpus. Uma das ações implementadas pela Diretoria de Segurança, Trânsito e Logística Acadêmica é o monitoramento das divisas territoriais por meio de drones que acabam de ser adquiridos pela Instituição.

A vigilância aérea está sendo feita com a operação de dois quadricopteros com alta qualidade de zoom, autonomia de 35 minutos e velocidade de até 70 km/h. “Como a UFLA possui uma dimensão de mais de 400 hectares, o drone proporciona praticidade e rapidez. É muito mais ágil do que deslocar um vigia de motocicleta para certas áreas, por exemplo”, explica o diretor, Hallen Pereira dos Anjos. Ele acrescenta que os equipamentos também serão integrados ao sistema de monitoramento das fazendas Muquém e Palmital.

seguranca drones1  seguranca drones3

Imagens do câmpus da UFLA capturadas pelos drones de vigilância

O controle da portaria principal também foi reforçado após a decisão de restringir ainda mais o acesso à UFLA. Para assegurar a entrada apenas das pessoas autorizadas a ingressar no câmpus, seis vigias fazem o controle e a conferência com a lista gerada pela Comissão de Fiscalização e Monitoramento do cumprimento dos planos de contingência para enfrentamento da pandemia de Covid-19 na Instituição.

Outra ação adotada foi a intensificação das rondas nas dependências institucionais, especialmente em locais com baixo movimento, como as estações de tratamento de água e de tratamento de esgoto. Os vigias são instruídos a fazer uma verificação minuciosa em todo o prédio, para detectar possíveis anomalias.

Videomonitoramento inteligente

Além dessas medidas recentes, a segurança do câmpus é realizada diariamente por um sistema de videomonitoramento, que começou a ser implantado na Instituição em 2012. Com a aquisição de 176 câmeras a partir de 2018, o circuito atualmente é constituído por 230 câmeras de alta resolução, incluindo equipamentos com capacidade de reconhecimento facial e de placa de veículo, câmeras 360°, entre outras.

O sistema funciona com gravações ininterruptas e uma central de monitoramento 24 horas por dia. “Dessa forma, temos uma capacidade de ação muito rápida. Ao detectar alguma ocorrência, o responsável pelo monitoramento se comunica imediatamente com a equipe de ronda”, esclarece Hallen.

As câmeras estão conectadas à rede de dados da UFLA e suas imagens são gravadas em um servidor com capacidade de 85 TB. Caso seja registrada alguma ocorrência, as imagens podem ser requisitadas para análise. O acesso, o sigilo e o uso dessas imagens são regulados pela política de videomonitoramento institucional, aprovada pelo Conselho Universitário (CUNI).

O coordenador de Tecnologia e Câmpus Inteligente da UFLA, Anderson Bernardo dos Santos, acrescenta que um dos diferenciais do sistema implantado na Universidade é a capacidade de realização de videomonitoramento inteligente, por meio da geração de dados analíticos que vão além da gravação e do monitoramento de imagens. Por intermédio desse sistema é, possível por exemplo, realizar a contagem de veículos e pessoas que entraram e saíram do câmpus, detectar veículos transitando na contramão, gerar diversos relatórios e realizar pesquisas sobre veículos específicos.

Outro diferencial é a possibilidade de constante aprimoramento desse sistema. Por exemplo, a integração dos drones ao videomonitoramento permite que as imagens por eles capturadas sejam gravadas no banco de dados institucional e passem a gerar dados analíticos. Com essa integração, também é possível predefinir e automatizar rotas a serem cumpridas pelos drones.

Todo esse aparato tecnológico implantado durante o período de acesso mais restritivo à UFLA continuará oferecendo suporte às ações de segurança do câmpus em fases menos restritivas da pandemia da Covid-19 e após o retorno das atividades presenciais.