RANKING INTERNACIONAL

UFLA é classificada em ranking que avalia universidades em relação a objetivos da ONU

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quarta, 05 Mai 2021 15:20 | Última Atualização: Segunda, 16 Agosto 2021 10:48

Pela primeira vez, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) participa do THE Impact Rankings, única classificação de desempenho global que avalia as universidades em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, que compõem a Agenda 2030. Embora a agenda da ONU inclua 17 objetivos, o ranking classifica as universidades em quatro, com base nas maiores pontuações.

A UFLA está posicionada no sexto grupo de universidades brasileiras, na faixa de 601-800. As maiores pontuações estão relacionadas aos objetivos “erradicação da pobreza”, “fome zero e agricultura sustentável”, “energia limpa e acessível” e “parcerias e meios de implementação”. A Universidade também submeteu dados relativos a “saúde e bem-estar”, “educação de qualidade” e “água potável e saneamento”.

A maior pontuação está associada ao objetivo “fome zero e agricultura sustentável”. Foram considerados na avaliação os programas de atendimento de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que alcançam cerca de 9% da comunidade. Também é abrangida por esse objetivo a oferta de cursos e programas de ensino para países em desenvolvimento, como os cursos de cultura do algodão para países africanos.

Ainda nesse quesito, foi incluída a participação da UFLA na formulação de políticas nos níveis local e regional, para implementar programas e políticas de erradicação da pobreza e de acessibilidade aos estudantes vulneráveis.

As iniciativas referentes ao objetivo “energia limpa e acessível” também se destacaram. Foram considerados projetos de instalações que seguem padrões de eficiência energética, programas de redução das emissões de dióxido de carbono e redução do desperdício de energia, como a troca de mais de 33 mil lâmpadas fluorescentes por lâmpadas com tecnologia LED e o sistema de geração de energia fotovoltaica na Instituição.

O Impact Rankings é elaborado pela Times Higher Education, revista inglesa responsável pelo THE World University Ranking, um dos mais respeitados da área educacional. Nesta terceira edição, o ranking classificou 1.115 universidades de 94 países, de diferentes regiões. O resultado foi divulgado no dia 21/4.

Veja a classificação do THE Impact Ranking