cooperação

UFLA recebe na próxima semana o certificado que a reconhece como Universidade pelo Comércio Justo

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Sexta, 14 Mai 2021 11:22 | Última Atualização: Segunda, 17 Mai 2021 13:07
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na próxima terça-feira (18/5), às 14h, a UFLA receberá o certificado que a reconhece como Universidade pelo Comércio Justo pela Coordenadora Latino-americana e do Caribe de Pequenos Produtores de Comércio Justo (CLAC) e Associação das Organizações de Produtores Fairtrade do Brasil (BRFAIR). O evento será transmitido pelo canal oficial da UFLA no Youtube.

O Comércio Justo - Fairtrade - é focado em sustentabilidade social, ambiental e econômica. Trabalha com cooperativas e associações de pequenos produtores ao redor do mundo, certificando-os, de forma que possam obter preço justo por seus produtos, melhores condições de trabalho, incentivo para proteção ambiental, acesso direto ao mercado, evolução tecnológica, entre outros benefícios. É um movimento voltado ao empoderamento dos pequenos produtores e à redução da pobreza.

Para ser considerada “Universidade Latino-americana pelo Comércio Justo – em progresso”, a instituição precisa cumprir com quatro dos cinco preceitos: apresentar uma declaração institucional a favor do comércio justo e realizar um convênio com uma organização de produtores ou órgão nacional coordenador dos produtores; constituir um grupo para o desenvolvimento de, pelo menos, uma atividade ao ano sobre comércio justo e consumo responsável; comprometer-se a adquirir pelo menos um produto proveniente de organizações que pratiquem o comércio justo; apoiar, pelo menos, uma pesquisa ou publicação por ano sobre economia solidária, comércio justo e consumo responsável, e promover, pelo menos, um curso acadêmico ao ano que aborde os temas sobre economia solidária, comércio justo e consumo responsável.

As tratativas da UFLA para integrar o movimento ocorrem desde 2016, com ações sendo desenvolvidas desde 2014, pelos professores Luiz Gonzaga e Paulo Henrique Lema. Ao ser reconhecida, a UFLA é a primeira universidade brasileira a integrar a iniciativa.

O projeto Universidades Latino-americanas pelo Comércio Justo visa o estreitamento das relações entre as universidades e as organizações de pequenos produtores certificados, realizando assim atividades de extensão, palestras e workshops para a difusão de boas práticas de gestão e produção; eventos que promovam a certificação e sensibilizem a comunidade acadêmica sobre a importância para os pequenos produtores e consumidores; consultorias, gestão de custos, treinamentos e cursos.

É uma rede que representa todas as organizações certificadas como Fairtrade na América Latina e no Caribe, sua missão é defender e promover o desenvolvimento e o empoderamento de seus membros e de suas comunidades.

Associação das Organizações de Produtores Fairtrade do Brasil (BRFAIR)

É a coordenadora nacional de Comércio Justo do Brasil, com a função de representar as organizações de pequenos produtores certificadas pelo Comércio Justo Fairtrade. O seu trabalho visa o fortalecimento e desenvolvimento dos seus sócios, além de promover princípios e valores do Comércio Justo em níveis nacional e internacional. É composta atualmente por organizações de produtores de café e suco de laranja.