Reitor, vice-reitor e pró-reitores da UFLA se reúnem com presidente da Fapemig

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 19 Mai 2021 13:37 | Última Atualização: Quarta, 19 Mai 2021 13:38
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na terça-feira (18/5), foi realizada reunião entre membros da gestão da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). O objetivo foi o  estreitamento das relações entre as duas instituições, no intuito de melhorar a comunicação e favorecer parcerias futuras, visando à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos mineiros.

Participaram do encontro, realizado de forma remota, o reitor da UFLA, professor João Chysostomo de Resende Júnior; o vice-reitor, professor Valter Carvalho de Andrade Júnior; a pró-reitora de pós-graduação, professora Adelir Aparecida Saczk, e o pró-reitor de Pesquisa, professor Luciano José Pereira, além do presidente da Fapemig, professor Paulo Sérgio Lacerda Beirão, e integrantes da equipe da Fundação.

Durante o encontro, foram apresentados dados relativos à formação de recursos humanos e à contribuição da UFLA na pesquisa científica e tecnológica do estado de Minas Gerais. Foi também abordado o crescimento pelo qual a Universidade vem passando ao longo dos últimos anos, com grande ampliação das áreas de atuação, aumento do número de programas e estudantes de pós-graduação, bem como do número de artigos publicados nos extratos Q1 e Q2 da Web of Science e no número de citações.

Além da conhecida e consolidada atuação nas áreas de Ciências Agrárias e Meio Ambiente, a UFLA apresentou dados importantes sobre os avanços alcançados nas áreas de Engenharia, Biomateriais, Ciências dos Alimentos, Políticas Públicas, Ciências Humanas e Educação, Ciência Animal e Saúde. A avaliação é de que esses avanços têm propiciado o desenvolvimento de pesquisas com grande importância científica e também com alto impacto na sociedade, com o desenvolvimento de novos protocolos, programas assistenciais e de apoio à comunidade.