Membros da Direção Executiva da UFLA se reúnem com presidente do CNPq

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 28 Mai 2021 17:45 | Última Atualização: Sexta, 28 Mai 2021 17:48
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na manhã dessa quinta-feira (27/5), o reitor da UFLA, professor João Chysostomo de Resende Júnior, juntamente com o vice-reitor,  professor Valter Carvalho de Andrade Júnior; a pró-reitora de Pós-graduação, professora Adelir Aparecida Saczk, e o pró-reitor de Pesquisa, professor Luciano José Pereira, se reuniram de forma remota com o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), professor Evaldo Vilela.

O reitor apresentou ao presidente do CNPq dados da UFLA relativos à formação de recursos humanos com apoio do CNPq, envolvendo bolsas de iniciação científica, iniciação tecnológica, mestrado e doutorado, bem como outros resultados da parceria entre as duas instituições, além do levantamento da atuação dos egressos. O desempenho da UFLA em rankings nacionais e internacionais também foi mencionado, além de medidas de gestão estratégica, reestruturação da Universidade e aproximação com a sociedade.

O professor Evaldo Vilela destacou o papel relevante da UFLA para o estado de Minas Gerais e reconheceu a importância da Instituição no cenário nacional e mundial. Enfatizou a importância de a Universidade estabelecer políticas que induzam o fortalecimento das redes de pesquisa, com a inclusão de colaboradores de outros centros de pesquisa, nacionais e internacionais, bem como da necessidade de empreender avanços na geração de produtos e de pesquisa aplicada para a solução das demandas da população. A perspectiva  é de que Instituições e pesquisadores trabalhem projetos institucionais multidisciplinares e com foco na resolução de problemas da sociedade. Os projetos de pesquisa devem ser avaliados considerando os resultados esperados com o seu desenvolvimento e os impactos gerados para a sociedade. Diante disso, o modelo atual de apresentação, avaliação e desenvolvimento dos projetos de pesquisa precisa ser revisto, considerando a realidade do mundo atual, e o Brasil deve se atentar para essa nova realidade. Professor Evaldo comentou ainda sobre a importância do atendimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas no combate à pobreza, redução da desigualdade econômica, incentivo à inovação, consumo sustentável, entre outros.

Na ocasião, foram discutidas ainda as dificuldades do momento atual, e a importância das contribuições dos pesquisadores e das Universidades para o desenvolvimento do País e o direcionamento dos esforços na solução de problemas, além da publicação de artigos científicos.

A reunião foi encerrada com vários direcionamentos para que a equipe de gestão da UFLA possa se planejar e se estruturar para enfrentar os novos desafios. O planejamento, a reestruturação e as novas formas de encaminhamento e desenvolvimento dos projetos de pesquisa devem fazer parte da agenda da gestão. A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) vão apresentar e discutir o assunto com as Unidades Acadêmicas, programas de pós-graduação e pesquisadores da UFLA, com o objetivo de  preparar e propor ações para  que a UFLA continue sendo uma instituição de reconhecimento nacional e mundial na pesquisa e pós-graduação, em suas diferentes áreas do conhecimento.