Ir direto para menu de acessibilidade.
AGENDA

Durante agenda do governador em Lavras, UFLA recebe a visita de secretário de Estado de Saúde

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 01 Julho 2021 16:41 | Última Atualização: Quinta, 08 Julho 2021 12:09 | Acessos: 685
Secretario visita hospital universitário

A comitiva esteve nas obras do Hospital Universitário e no LabCovid

Nesta quinta-feira (1º/7), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu a visita do secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti. Na ocasião, a comitiva  esteve no LabCovid, onde foi recebida pelo reitor UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior; pela chefe de Gabinete, Cinthia Divino Bustamante Murad; pelo diretor da Faculdade de Ciências da Saúde, professor Luiz Henrique Rezende Maciel, e pelos coordenadores do LabCovid, professor Bruno Del Bianco Borges e o biólogo Dirceu de Sousa Melo.

O LabCovid é um laboratório-referência no Estado, com equipamentos de alta tecnologia, para a realização de testes de diagnóstico molecular da Covid-19. É credenciado à Fundação Ezequiel Dias (Funed) e processa cerca de mil testes mensais, referentes aos municípios que compõem a microrregião de Lavras: Ijaci, Ingaí, Itumirim, Itutinga, Carrancas, Luminárias, Nepomuceno, Ribeirão Vermelho. Essa foi a primeira visita do secretário Fábio Baccheritti ao Laboratório. Ele conheceu a estrutura de funcionamento e conversou com a equipe. De acordo com o professor Bruno, há a possibilidade de a Secretaria de Estado da Saúde (SES) definir que outros municípios passem a ser atendidos pelo LabCovid UFLA, com o intuito de facilitar a logística de atendimento no Estado, proporcionando à população maior acesso aos serviços do Labcovid UFLA.

Após a visita ao LabCovid, o secretário, que é médico por formação, juntamente com secretário de Saúde de Lavras, Hermógenes Vaneli, e com representantes da Superintendência Regional de Saúde de Varginha, estiveram na obra do Hospital Universitário da UFLA, onde conheceram todos os setores que vão integrar a estrutura, como a unidade de tratamento intensivo (UTI), espaço de observação, ala laboratorial, setor de radiologia, entre outros. O professor Luiz Henrique disse ao Secretário de Estado que o plano assistencial do Hospital é diferenciado, e lembrou que, além do benefício de atendimento direto à população, o Hospital Universitário terá papel a cumprir nas atividades acadêmicas dos cursos da UFLA ligados à área de saúde, como Medicina, Nutrição e Educação Física.“Para a Faculdade de Ciências da Saúde, para o município e para a região, é importante ter um hospital que atenda ao que ainda não está credenciado na rede, e que possa simultaneamente ser eficiente para o ensino, a pesquisa e a extensão.”

O secretário relatou estar impressionado com a estrutura e organização da UFLA, “tanto no Laboratório, que está sendo muito importante na testagem neste momento de pandemia, quanto aqui no hospital - uma estrutura nova, bonita e com  essa previsão de reorganizar toda a rede de média e alta complexidade. A Secretaria de Saúde está à disposição para ajudar na operacionalização desta grande obra, que vai mudar realmente a assistência da região”, disse.

Após a visita às instalações da UFLA, o secretário juntou-se à equipe do governador Romeu Zema para uma reunião com os prefeitos da região na Escola Municipal Dra. Dâmina. O reitor da UFLA também participou da reunião. Segundo o professor João Chrysostomo, "a visita dos secretários de saúde do Estado e do Município ao LabCovid e às obras do Hospital estreitam os laços de parceria necessários para que os serviços possam se estabelecer e beneficiar a população da região. Para que o Hospital seja viabilizado, há a necessidade de parceria nas esferas municipal, estadual e federal, pois ainda são necessários novos investimentos de alto valor, além da necessária adesão do Hospital pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)".

Fotos: Comunicação UFLA e Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Lavras