Setec/MEC

Professor da UFLA é o novo Secretário de Educação Profissional e Tecnológica

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Terça, 13 Julho 2021 10:08 | Última Atualização: Terça, 13 Julho 2021 10:08
Gentileza solicitar descrição da imagem

O professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Tomás Dias Sant´Ana, do Departamento de Gestão Agroindustrial (DGA), assumiu neste mês a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). O professor já atuava no MEC desde maio de 2019, quando iniciou as atividades na coordenação-geral de expansão gestão e planejamento acadêmico das universidades federais, vinculada à Diretoria de Desenvolvimento das Universidades Federais da Secretaria de Educação Superior.

Já em janeiro de 2020, quando tomou posse na UFLA, foi convidado a assumir a Secretaria Adjunta de Educação Superior, “que fiquei até final de junho quando fui convidado para assumir a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. A Setec cuida dos institutos federais, do Cefet-RJ, Cefet-MG e Colégio Pedro II, totalizando em 41 instituições no País”, comenta Tomás.

O professor explica que a Setec tem como objetivo formular, planejar, coordenar, implementar, monitorar e avaliar políticas públicas da educação profissional e tecnológica. “Isso é desenvolvido em cooperação com sistemas de ensino e outros agentes sociais parceiros. Entre as principais atribuições, temos a promoção de programas e ações destinados ao desenvolvimento da educação profissional e tecnológica nos diferentes níveis e modalidades de ensino, especialmente com relação a integração com ensino médio, educação de jovens e adultos, inovação, educação a distância, difusão do uso das tecnologias educacionais e certificação profissional de trabalhadores”, relata o professor. A Setec/MEC ainda responde pela manutenção, supervisão e fortalecimento das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Para Tomás, sem dúvidas, esse novo cargo é um grande desafio. “Estou muito feliz e motivado com essa oportunidade, como professor e como gestor público. Recebi o convite do Ministro Milton Ribeiro como uma convocação, acreditando que de fato poderei contribuir com a educação profissional e tecnológica do País”.

Vida acadêmica

Possui graduação em Processamento de Dados e em Ciência da Computação pela Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente cursa doutorado em Administração na Universidade de Brasília (UnB).