Ir direto para menu de acessibilidade.
Acordo de cooperação

Acordo de cooperação entre UFLA e Associação de Ex-alunos ofertará bolsas a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 31 Agosto 2021 15:59 | Última Atualização: Domingo, 05 Setembro 2021 21:28
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na segunda-feira (30/8), ocorreu a celebração do Acordo de Cooperação entre a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Associação de Ex-alunos da ESAL/UFLA. A cooperação tem por objetivo possibilitar suporte financeiro, por meio do pagamento de bolsas, a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica matriculados nos cursos de graduação na área de Ciências Agrárias da UFLA e participantes do Programa Institucional de Bolsas (PIB) da Instituição. 

O acordo contribuirá para mitigar os efeitos do atual cenário de restrições orçamentárias pelo qual passa a Universidade, possibilitando a concessão de 10 bolsas adicionais pelo PIB, no valor de R$ 300, ofertadas por 24 meses. O acordo poderá ser renovado por mais tempo. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) será a responsável pela organização da seleção de estudantes de graduação para o desenvolvimento de atividades acadêmicas em projetos registrados em uma das suas modalidades de bolsa. 

Serão beneficiados projetos desenvolvidos por estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, e os valores também contribuirão para redução da evasão e a permanência desses estudantes na Universidade.  O reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Junior, parabenizou a associação pelo compromisso firmado, ressaltou que iniciativas como essas ampliam a oportunidade para que estudantes mantenham seus estudos, logo, diminuindo consequentemente a desigualdade social existente no País. 

“Parabenizo a Associação de Ex-alunos da ESAL/UFLA pelo comprometimento em tornar esse País menos desigual. Passamos por um momento em que as universidades públicas precisam reinventar-se, para que a própria sociedade veja nela a importância que tem para transformar o futuro de nossos jovens. Este momento é de agradecer pela iniciativa e tenho certeza de que os estudantes beneficiados com as bolsas, futuramente, serão também defensores dessas iniciativas”, destacou o reitor. 

Também estiveram presentes no evento o vice-reitor da UFLA, professor Valter Carvalho de Andrade Junior; professora Elisângela Elena Nunes Carvalho, representante da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec/UFLA), e Paulo Zancanér Castilho, presidente da Associação de Ex-alunos da ESAL/UFLA, além de representantes das unidades acadêmicas e pró-reitores. 

Associação de Ex-alunos da ESAL/UFLA

Paulo Zancanér Castilho, presidente da Associação, explica que “o objetivo da iniciativa é arrecadar fundos para que sejam alocados a estudantes de cursos ligados a Ciências Agrárias e que se encontrem em vulnerabilidade socioeconômica, para que, assim, possam frequentar o curso com mais tranquilidade”. 

A Associação é composta, atualmente, por 38 ex-alunos de diferentes cursos. Fazem parte da diretoria o presidente da Associação, Paulo Zancanér Castilho, o vice-presidente Wilson Magela Gonçalves, além de outros membros.

Torne-se um associado e tenha informações sobre a Associação dos Ex Alunos da ESAL/UFLA nos contatos abaixo:

Presidente da Associação: Paulo Zancaner Castilho 

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Tel. 16 991341258

Wilson Magela Gonçalves

e mail :Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Tel. 35 984365048

E mail da associação:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.




 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.