UFLA entrega títulos honoríficos na Semana de Aniversário

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 02 Setembro 2021 17:20 | Última Atualização: Quinta, 02 Setembro 2021 17:20

Em duas sessões solenes do Conselho Universitário (CUNI), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizou a entrega de títulos honoríficos, concedidos no âmbito da Gestão 2012-2020. A cerimônia da outorga dos títulos Doutor Honoris Causa, Professor Honoris Causa e Benemérito da UFLA, ocorreu na noite de terça-feira (31/8). Já a outorga dos títulos Professor Emérito da UFLA, Mérito Universitário da UFLA, e Técnico-Administrativo Emérito ocorreu na noite de quarta-feira (1°/9). As solenidades ocorreram na Semana de Aniversário em comemoração aos 113 anos da UFLA. Devido à pandemia de Covid-19 e à necessidade de protocolos de segurança em saúde, os eventos, abertos ao público, foram realizados virtualmente.

Fizeram parte da mesa de abertura o reitor da UFLA e presidente do CUNI, professor João Crysostomo de Rezende Junior, o vice-reitor da UFLA e vice-presidente do CUNI, professor Walter de Carvalho Júnior, a coordenadora de Secretaria, Ione Aparecida Dias Bertolucci, o reitor da UFLA na gestão 2012/2020, professor José Roberto Soares scolforo, a vice-reitora da Universidade na gestão de 2012 a 2020, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho.

Em sua fala, o reitor da UFLA e presidente do CUNI destacou que os títulos outorgados foram uma iniciativa da gestão anterior (2012/2020), na qual o reitor era o professor José Roberto Soares scolforo e a vice-reitora era a professora Édila Vilela de Resende Von Pinho. Devido à pandemia, a solenidade teve que ser adiada.

Homenageados da noite de terça-feira (31/8)

Doutor Honoris Causa: Fernando de Lélis Garcia Bertolucci, José Carlos Carvalho e Paulo Herrmann.

Professor Honoris Causa: Evaldo Ferreira Vilela, Jorge Almeida Guimarães e Sebastião Amaral Machado.

Benemérito da UFLA: Alysson Massote Carvalho, Antônio Claret de Oliveira, Christiane Amaral Lunkes Argenta, Ênio Marcos Brandão Fonseca, Francisco Gaetani, Germano Luiz Gomes Vieira, Leander Tostes de Castro Souza, Luis Daniel Pittini Strumiello, Marcelo Cruz, MariaFernanda Nogueira Bittencourt, Nelci Peres Caixeta, Raimundo Deusdará Filho,v Rubens Corrêa Leão e Wagner Vilas Boas de Souza.

Homenageados da noite de quarta-feira (01/9)

Professor Emérito da UFLA: Antônio Carlos Fraga, Cláudio Milton Montenegro Campos, Fabiano Ribeiro do Vale, Fábio Pereira Cartaxo, Jair Vieira, João Márcio de Carvalho Rios, Magno Antônio Patto Ramalho,Juventino Júlio de Souza e Silas Costa Pereira.

Mérito Universitário da UFLA: Édila Vilela de Resende Von Pinho, Maria das Dores Corrêa Santos, Maria Zélia de Resende Braga Oliveira, Pedro Castro Neto e Vânia Ferreira de Souza.

Técnico-Administrativo Emérito: Maria Eugênia Alvarenga Oliveira e Meurenir José de Paula.

No encerramento da solenidade, o reitor, professor João Crysostomo de Rezende Junior, ressaltou a importância da responsabilidade atribuída aos gestores da Universidade. ”É muito empenho pessoal, é muita seriedade em cima de uma causa comum, que vai ficar aqui eternamente.”

O  evento foi  transmitido pelo canal da UFLA no Youtube (uflabr)

Texto: Mathews de Oliveira Silva, bolsista Proat