Ir direto para menu de acessibilidade.
Obras

UFLA recebe Ministro da Educação e inaugura estruturas físicas dos câmpus de Lavras e São Sebastião do Paraíso

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 03 Setembro 2021 18:10 | Última Atualização: Terça, 14 Setembro 2021 14:50 | Acessos: 1673
descerramento de placas

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) inaugurou, nesta sexta-feira (3/9), dez estruturas físicas dos câmpus de Lavras e São Sebastião do Paraíso. A cerimônia de descerramento de placas tem sido realizada anualmente nas comemorações do aniversário da Universidade, que celebra seus 113 anos no próximo dia cinco de setembro.

Na ocasião, a UFLA recebeu a visita do Ministro de Estado da Educação (MEC), Milton Ribeiro; do secretário de Educação Superior do MEC (Sesu/MEC), Wagner Vilas Boas de Souza; do secretário adjunto da Sesu/MEC, Eduardo Gomes Salgado; do diretor de Base de Alto Rendimento da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Luiz Roberto de Moraes Duarte; do deputado Estadual Antonio Carlos Arantes; da prefeita Municipal de Lavras, Jussara Menicucci de Oliveira; do presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, além de autoridades civis e militares.

Em sua chegada, o ministro assistiu à uma apresentação da equipe de ginástica aeróbica da UFLA, dez vezes campeã brasileira por equipes. No local, também ocorreu o descerramento da placa do Complexo de Alto Rendimento “Fernando Roberto de Oliveira”. Milton Ribeiro manifestou sua satisfação com o que viu durante sua primeira visita ao câmpus. “São obras amplas, lugares grandes, bem dimensionados para o público, feitos com cuidado e sem ostentação. Fiquei muito contente com a diversidade de cursos, sobretudo da pós-graduação. Quero deixar registrados aqui meus parabéns. Outra coisa que notei foi o câmpus limpo, os alunos respeitam a casa deles, isso para mim foi uma marca muito bonita”. Ao comentar sobre os investimentos necessários para a finalização das obras em andamento, como a do Hospital Universitário, Milton Ribeiro disse acreditar que a educação terá protagonismo no pós-pandemia. “Na medida do possível, nós temos que cuidar primeiro do custeio, para que não se feche nenhum curso, e depois nós caminhamos, num segundo momento, certamente, para os grandes investimentos, porque assim como nesse ano da pandemia o protagonismo foi dos médicos e hospitais, esse ano e o ano que vem, pós-pandemia, o protagonismo será do professor e da escola. E eu confio na gestão dos professores e de toda a direção aqui da Federal de Lavras”.

Em seu discurso, a prefeita Municipal de Lavras, Jussara Menicucci de Oliveira disse que ver o crescimento da UFLA é um motivo de alegria para a cidade e destacou a importância que o Hospital Universitário terá para a saúde da população. "Nós atendemos a toda uma região. O Estado e o Município darão seu apoio, mas como é o hospital escola, a educação precisa estar presente, ela é a base do desenvolvimento", lembrou.

Atendendo aos protocolos de biossegurança, a cerimônia coletiva de inaugurações foi  realizada no Centro de Convivência com número limitado de participantes. As placas foram descerradas por representantes dos câmpus e autoridades. Algumas das instalações inauguradas já estão sendo utilizadas. O evento formaliza a finalização dos serviços, e mostra o compromisso da Universidade com a prestação de conta dos recursos repassados. O reitor, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, agradeceu a visita do ministro e das demais autoridades, destacando a importância de todos buscarem o mesmo objetivo em prol da educação. João também mencionou a importância das obras inauguradas em Lavras. "O Complexo Esportivo enfatiza a contribuição do professor Fenando Oliveira para a Instituição. Em alguns meses, a piscina aquecida estará concluída, contribuindo para a estruturação desse complexo, para a formação dos estudantes e os projetos de extensão. Temos que destacar também as parcerias, como a que ocorre com a Finep e viabilizou a obra da Ecologia Aplicada. Temos uma importante expansão na Biblioteca, uma estrutura que dá suporte a todos os cursos. E há uma conquista muito relevante: a quadruplicação da usina fotovoltaica. Estamos vendo a crise de energia do País e, com apoio do MEC, conseguimos esse empreendimento. Temos a meta de trabalhar ainda mais, para duplicar essa capacidade já alcançada, para termos autonomia na produção de energia ao longo o tempo".

O diretor de Base de Alto Rendimento da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Luiz Roberto de Moraes Duarte, enfatizou, durante seu pronunciamento, que a prática esportiva necessita de uma infraestrutura adequada para que ela possa ser praticada. Ele relatou os investimentos que têm sido feitos no estado de Minas Gerais. 


Campus São Sebastião do Paraíso

Das dez obras inauguradas, cinco são do novo campus em São Sebastião do Paraíso (MG), sendo elas: o pavilhão de aulas, o prédio das Incubadoras, o prédio de Laboratórios, o prédio de Logística, além do campo de futebol e a quadra multiuso.   Ao mencionar a inauguração das obras, o professor João Chrysostomo informou que tudo está sendo organizado para que as aulas no primeiro câmpus fora de Lavras possam se iniciar em março de 2022. “O MEC já disponibilizou as vagas de docentes e estamos em negociação para garantir as vagas de técnicos administrativos que serão necessárias. Hoje estamos inaugurando as cinco obras concluídas lá, que já permitem o início do programa acadêmico e marcam a expansão da UFLA para o município. Agrademos o apoio detodas as autoridades do MEC e de São Sebastião do Paraíso nesse processo”.

Visita ao Hospital Universitário

O secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas, visitou também as obras do Hospital Universitário. Acompanhado do reitor e vice-reitor da UFLA, professor Valter Carvalho de Andrade Júnior; do pró-reitor de Infraestrutura e Logística, professor Sandro Pereira da Silva, e do professor e ex-reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, o secretario conheceu os setores que vão integrar a estrutura, como a unidade de tratamento intensivo (UTI), espaço de observação, ala laboratorial, setor de radiologia, entre outros. O tour no hospital foi guiado por engenheiros da construtora responsável, que apresentaram toda a estrutura.O secretário parabenizou a equipe da UFLA e disse ser possível observar no local que houve preocupação com detalhes e acabamentos, que serão essenciais aos trabalhadores e usuários do serviço. “Quero parabenizar o reitor e toda a equipe pela importante entrega desse bem público, que vai auxiliar na formação dos estudantes da área da saúde e no atendimento da população, por meio do Sistema Único de Saúde. Essa é uma obra que vai envolver o trato com a vida. O ambiente deve ser adequado, com espaços adequados, acabamento e toda qualidade necessária para que as pessoas que venham aqui - tanto para serem tratadas quanto para ensinar e aprender - tenham conforto para trabalhar e para serem cuidadas. O que eu vejo nesta obra é uma preocupação com as pessoas, que é o mais importante”.

Confira os detalhes de todas as obras inauguradas