Agricultura

UFLA marca presença em evento para promover a Agricultura Orgânica em Lavras

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 10 Setembro 2021 06:43 | Última Atualização: Sexta, 10 Setembro 2021 08:44
feira no bairro eldorado
Fotos: Prefeitura Municipal de Lavras

Nesta quinta-feira (9/09), a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento  realizou o lançamento da Feira de Agricultura Orgânica em Lavras. O evento foi realizado na praça do bairro Eldorado e contou com apoio da  Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), da Associação de Camponeses e Camponesas Agroecológicos de Lavras (ACCAL) e da Associação Sul Mineira de Agroecologia e Solidariedade (OSM), que reúne  cerca de 300 agricultores orgânicos certificados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) .

A Universidade Federal de Lavras (UFLA)  também é uma das parceiras da iniciativa, que busca estimular a certificação e a regularização sanitária dos produtos, além de valorizar o trabalho dos agricultores orgânicos. Para o vice-reitor, professor Valter Carvalho de Andrade Júnior, que representou a UFLA no evento, é de grande relevância para a população a parceria entre a administração municipal e Universidade em prol da agricultura orgânica do município. “Esse evento é de suma importância para a UFLA, principalmente por ser uma universidade com origem agrária; é a valorização do conhecimento produzido nas ciências agrárias e, nós estamos trabalhando muito para aumentar essa integração da Universidade com o poder público municipal”, disse.

A agricultura orgânica é um modelo de produção que busca a sustentabilidade econômica e ambiental, não utilizando fertilizantes sintéticos, agrotóxicos, sementes modificadas ou intensa mecanização em suas  atividades. Os cultivos são produzidos em  harmonia com o meio ambiente proporcionando alimentos mais saudáveis.