Setembro Amarelo

Cuidar da saúde mental é fundamental. Não deixe para depois!

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 10 Setembro 2021 11:56 | Última Atualização: Sexta, 10 Setembro 2021 12:03
Gentileza solicitar descrição da imagem

Esta sexta-feira (10/9) é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A campanha Setembro Amarelo é importante para conscientização sobre os cuidados com a saúde mental e a importância de pedir ou oferecer ajuda sempre que necessário, tendo como missão reduzir os números de morte por suicídio.

A maioria das tentativas de suicídio ocorre em casa, com uso de medicamentos ou pesticidas/agrotóxicos. O estigma associado ao suicídio, a dificuldade de identificar o evento e, nos casos de óbito, de atestar a causa corretamente, contribuem para a subnotificação do registro. Com isso, o problema acaba sendo subestimado. Por esses motivos é tão importante que falemos sobre o assunto.

Na UFLA, o Núcleo de Saúde Mental (NSM) conta com uma equipe preparada para atendimento aos membros da comunidade universitária. Os atendimentos estão sendo realizados de forma remota e devem ser agendados pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A equipe também tem desenvolvido projetos que promovem reflexões sobre estratégias que possam ser utilizadas para enfrentar os desafios da vida cotidiana. É o caso da cartilha “Boas Práticas de Saúde Mental”, que  pode ser acessada em ufla.br/cartilhasaudemental, e do podcast “Saúde Mental em Foco”, com programas periódicos apresentados pelo pelo psicólogo João Maurício de Pádua Souza (disponível nas plataformas Spotify , Breaker, Google Podcasts, Pocket Casts e RadioPublic).

Durante o mês de setembro, a Coordenadoria de Comunicação, o projeto Minuto da Saúde e o NSM trabalham conjuntamente no reforço da divulgação de conteúdos sobre saúde mental e prevenção do suicídio, que podem ser acompanhados no Instagram e no Facebook da UFLA (@uflabr).