Setembro Amarelo

Novo episódio do podcast “Saúde Mental em Foco” traz discussões sobre suicídio

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 15 Setembro 2021 08:51 | Última Atualização: Sexta, 19 Novembro 2021 08:16
Gentileza solicitar descrição da imagem

Dando continuidade às ações da campanha Setembro Amarelo, o Núcleo de Saúde Mental (NSM) da Coordenadoria de Saúde (Praec/UFLA) lançou na terça-feira (14/9) mais um episódio do podcast “Saúde Mental em Foco”, em busca de conscientizar a comunidade universitária sobre a importância dos cuidados com a saúde mental.

Com o tema “Setembro Amarelo”,  o novo episódio traz um bate-papo entre o psicólogo da Universidade Federal de Lavras (UFLA) João Maurício de Pádua Souza e o psiquiatra Marcelo Viana sobre suicídio, buscando questionar os mitos e tabus que cercam o tema.

O podcast “Saúde Mental em Foco” conta com programas periódicos e está disponível em diversas plataformas de streaming (Spotify , Breaker, Google Podcasts, Pocket Casts e RadioPublic).  Até o momento, foram feitas gravações com participação dos servidores que atuam no NSM com os seguintes temas: “Trabalho e estudo remoto em tempos de pandemia”, “Ansiedade”, “Gerenciamento do Tempo” e “Setembro Amarelo”.

A ação visa a tornar mais acessível temas sobre saúde mental aos diversos ouvintes, tendo a comunidade universitária como público-alvo. Esse formato também dá mais flexibilidade ao ouvinte, que pode escolher qual conteúdo consumir no horário que preferir.

Para o Coordenador de Saúde da UFLA, Cássio Ribeiro Gomide, a ação é importante, principalmente pelo período que estamos vivenciando de distanciamento social. “Com o podcast, tentamos trazer assuntos normalmente discutidos em rodas de conversa e oficinas presenciais para o meio virtual. Além de continuarmos debatendo sobre o tema, que é de suma importância, esperamos alcançar ainda mais pessoas e proporcionar a oportunidade de melhoria da qualidade de vida com algumas dicas práticas”, conta o coordenador.

Os programas são apresentados pelo psicólogo da UFLA João Maurício de Pádua Souza, que entende ser possível conscientizar a comunidade acadêmica e a população em geral sobre temas relacionados à saúde mental por meio da nova mídia. “Acredito que o podcast é uma mídia acessível, tanto para os ouvintes, quanto para os convidados, tendo a vantagem de poder ser ouvida no momento mais conveniente para cada um. Ainda pretendemos abordar outros temas que entendemos serem urgentes à nossa comunidade, e contamos com a colaboração de todos na sugestão de pautas."

A comunidade pode sugerir temas a serem abordados nos episódios do “Saúde Mental em Foco” pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Ouça aqui o podcast.

Cuidar da saúde mental é fundamental. Não deixe para depois! O NSM tem realizado atendimentos à comunidade universitária remotamente. Para o agendamento, estudantes, servidores e terceirizados devem entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.