Curso Básico de Biossegurança em Laboratórios é ofertado no Campus Virtual

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quinta, 16 Setembro 2021 17:13 | Última Atualização: Quinta, 16 Setembro 2021 17:20
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Comissão Interna de Biossegurança da Universidade Federal de Lavras (CIBio) está ofertando, pelo Campus Virtual, o Curso Básico de Biossegurança em Laboratórios, com atualizações sobre a legislação vigente e as normas de biossegurança de Laboratórios de pesquisas da UFLA, incluindo normas dos laboratórios credenciados para o trabalho com organismos geneticamente modificados.

O curso é oferecido na modalidade a distância, no formato autoinstrucional, e está estruturado em três módulos.  Após finalizar as leituras dos três módulos, o estudante deverá estar habilitado para responder às questões avaliativas finais.  Receberá certificado de conclusão quem atingir, no mínimo, 70% na nota da avaliação final.

Confira a ementa do curso:

MÓDULO 1: Biossegurança em laboratórios

Unidade 1 | Biossegurança: do conceito à prática

Unidade 2 | Boas práticas laboratoriais e Saúde e segurança do trabalho

Unidade 3 | Gestão da qualidade

MÓDULO 2: Riscos e Níveis de Biossegurança

Unidade 1 | Classificação de risco dos agentes biológicos

Unidade 2 | Classificação dos níveis de biossegurança

Unidade 3 | Trabalho com organismos patogênicos convencionais

Unidade 4 | Gestão de resíduos químicos e biológicos

MÓDULO 3: Política Institucional de Biossegurança em laboratórios com Certificado de Qualidade em Biossegurança na UFLA

Unidade 1 | Organismos Geneticamente Modificados