Ir direto para menu de acessibilidade.
GOVERNANÇA E GESTÃO PÚBLICA

UFLA tem a 7ª maior nota em avaliação do TCU que considerou 378 organizações públicas

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 25 Outubro 2021 15:55 | Última Atualização: Segunda, 25 Outubro 2021 17:49
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) está entre as instituições com melhor Índice Integrado de Governança e Gestão Pública (IGG) do País, de acordo com um levantamento realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Os dados foram publicados na quarta-feira (20/10) e consideram informações referentes ao ano de 2020. Entre as 378 organizações públicas que responderam ao questionário, a UFLA obteve a 7ª maior nota (90%).

Em quatro das áreas avaliadas (Governança e Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação e Orçamento, Governança e Gestão Orçamentária), a UFLA ficou entre a 6ª e a 7ª posição de maiores notas. Também no índice de Governança e Gestão de Contratações (iGovContrat) a Universidade vem alcançando bons resultados, com nota de 90%, na 24ª posição.

 

 

No indicador isolado Capacidade em Estratégia, a UFLA alcançou a 3ª melhor nota (98%). O mecanismo Estratégia é formado por cinco práticas: gerir riscos, estabelecer a estratégia, promover a gestão estratégica, monitorar os resultados organizacionais e monitorar o desempenho das funções de gestão. Também no IGG 2021, a UFLA alcançou o estágio aprimorado de capacidade em todos os índices de Governança (veja a tabela).

Clique e acesse o Relatório Individual do Levantamento de Governança e Gestão Públicas 2021 da UFLA

 

Esses resultados, de acordo com o assessor de Governança e Gestão da UFLA, Adriano Higino Freire, devem-se, em grande parte, à nova estrutura organizacional da Universidade, que permitiu o aprimoramento da Estrutura de Planejamento Estratégico, Gerencial e Operacional da Instituição, a partir da publicação da Portaria/Reitoria/UFLA nº 1.257, de 2 de outubro de 2020 (alterada pela Portaria/Reitoria/UFLA nº 8, de 7 de janeiro de 2021).

A nova estrutura de planejamento permitiu melhor alinhamento do planejamento das unidades organizacionais ao Planejamento Estratégico definido no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). “O planejamento nos diversos níveis de gestão é um processo iterativo, que ocorre de forma integrada. As diretrizes definidas no planejamento estratégico fornecem a orientação a ser seguida pelos planejamentos subsequentes, elaborados nos níveis gerenciais e operacionais”. Adriano explica que, ainda que haja a predominância de uma estrutura hierárquica, o processo iterativo de planejamento permite aos demais níveis apontar necessidades de refinamento ao planejamento estratégico. Desse modo, o processo tende a favorecer o diálogo e a harmonia entre os variados níveis de planejamento e a refletir, de forma mais precisa e eficiente, os anseios da Instituição em prol do interesse público e o bem-estar social.

A avaliação é de que a nova Estrutura Organizacional e a de Planejamento Estratégico, Gerencial e Operacional também promovem melhoria na Gestão de Riscos da Universidade, pois agora essa ferramenta administrativa, além de ser utilizada pelas pró-reitorias, é utilizada pelas Unidades Acadêmicas para o controle do cumprimento dos objetivos definidos nos Planos de Desenvolvimento das Unidades (PDUs). “Consequentemente, essas iniciativas contribuem para o aprimoramento dos mecanismos de liderança, estratégia e controle, promovendo o desenvolvimento contínuo da governança da UFLA”, explica Adriano.

O levantamento do IGG 2021 exigiu um trabalho de equipe, que envolveu a participação e dedicação direta de vários gestores da Instituição. “Esse é um momento de integração importante para que a Instituição possa identificar suas necessidades de melhorias em Governança e Gestão”, avalia a chefe de Gabinete, Cinthia Divino Bustamante Murad, que também contribuiu com a coordenação e com o preenchimento do questionário do levantamento.

De acordo com o reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, o Levantamento do Perfil Integrado de Governança Organizacional e Gestão Públicas – 2021 é um condutor para o aprimoramento contínuo das boas práticas de Governança e de Gestão nos órgãos públicos. “Os índices alcançados pela UFLA demonstram que a Universidade vem sendo eficiente na governança, ao promover o controle das ações da gestão, por meio da valorização da Estratégia, da Liderança, da Gestão de Riscos, da Transparência, da Integridade dos agentes públicos e da Prestação de Contas”. Com especial destaque, o reitor infere que os resultados alcançados no IGG 2021 atestam o bom desempenho da gestão da UFLA em planejamento, execução e controle interno das ações, em todos os níveis organizacionais da Instituição. “Tudo isso é importante para a finalidade única que nos norteia: a excelência no atendimento às demandas da sociedade”, enfatiza.

 

Gestão orçamentária

Em relação à governança e gestão orçamentária, o TCU incluiu questões sobre a definição e o monitoramento do modelo utilizado para esses procedimentos. Também foram incluídos questionamentos relacionados à definição de prioridades para a gestão do orçamento. Para o pró-reitor de Planejamento e Gestão da UFLA, professor Márcio Ladeira, a sexta posição neste índice demonstra a importância da governança e a gestão orçamentária nos processos decisórios da Instituição, tendo sempre como norte a melhoria da qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão. “As práticas de gestão do orçamento desenvolvidas atualmente na UFLA estão focadas em aprimorar as suas capacidades gerenciais, em favor da incorporação efetiva do modelo descentralizado de execução orçamentária pelas Faculdades, Escolas e Institutos”, explica Márcio. “O gerenciamento de recursos pelas próprias Unidades Acadêmicas, que conhecem a real hierarquia de suas necessidades, permite contribuir mais efetivamente para a melhoria do ensino, impactando no avanço dos indicadores de qualidade da UFLA”.

 

Ações de Integridade

A assessora para Assuntos Estratégicos, professora Débora Cristina de Carvalho, explica que o desenvolvimento de ações sobre a Integridade na UFLA também tem contribuído de modo relevante para as boas práticas de Governança e Gestão da Universidade. “A UFLA tem promovido a cultura da integridade por meio das ações da Comissão de Ética, das capacitações aos servidores, da divulgação de informações sobre o tema, entre outras iniciativas”. A Assessoria para Assuntos Estratégicos tem desenvolvido, também, o controle e supervisão das sindicâncias e processos administrativos no âmbito da Universidade. Outra ação da Assessoria, importante para o desenvolvimento da Integridade na UFLA, é o acompanhamento do Plano de Integridade, que está em fase de transformação em Programa de Integridade. A professa Débora destaca, ainda, a importância dos trabalhos da Auditoria Interna, da Ouvidoria, das ações de Transparência, das medidas de Controle Interno e das medidas para identificação e tratamento de Conflito de Interesses na Instituição.

 

Gestão de Pessoas

Para a pró-reitora de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas, Viviane Naves de Azevedo, a evolução no Índice de Governança e Gestão de Pessoas (iGovPessoas) se deve a um conjunto amplo de ações, como o adequado balanceamento de poder para a tomada de decisões críticas; a avaliação do desempenho dos membros da alta administração; o desenvolvimento contínuo do modelo de gestão de pessoas; o monitoramento do desempenho da gestão de pessoas pela liderança, por meio do acompanhamento das metas e indicadores do PDU (www.ufla.br/pdi/pdu) e PDI (www.ufla.br/pdi); o desenvolvimento das competências dos colaboradores e dos gestores e o desenvolvimento de liderança para os colaboradores que assumem funções gerenciais. “A descentralização administrativa e do processo de tomada de decisão, por meio da criação das Faculdades, Institutos e Escolas, permitiu a melhoria de diversos processos na gestão de pessoas na UFLA, como aqueles relacionados à capacitação e desenvolvimento das lideranças, e as avaliações de desempenho 360º nessas unidades”, comenta Viviane.

A metodologia, os dados brutos e outras informações do Perfil Integrado de Governança Organizacional e Gestão Públicas (iGG 2021) estão disponíveis em https://portal.tcu.gov.br/governanca/governancapublica/organizacional/levantamento-de-governanca/levantamento-de-governanca.htm

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção