Guia Quero Educação

UFLA é a instituição de Minas Gerais com maior porcentual de cursos 5 estrelas

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Terça, 26 Outubro 2021 09:47 | Última Atualização: Terça, 26 Outubro 2021 10:04
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) está entre as instituições de ensino superior com maior porcentual de cursos '5 estrelas', de acordo com o Guia da Faculdade 2021. Em Minas Gerais, a UFLA ocupa a primeira colocação e no País a sexta.

O Guia, realizado pela Quero Educação e pelo jornal O Estado de S. Paulo, avaliou mais de 16 mil cursos de graduação presenciais e a distância em todo o Brasil, tanto de universidades públicas quanto privadas. Apenas 581 conquistaram 5 estrelas. Neste ano, a rede pública de ensino superior concentrou quase 88% das graduações com o conceito máximo da avaliação.

Dos 28 cursos da UFLA, oito foram avaliados com '5 estrelas' e 19 com '4 estrelas'. Nesta edição, os cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Administração Pública e Letras/Língua Portuguesa e Inglesa conquistaram a nota máxima.

Para a diretora de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino da UFLA, professora Francine de Paulo Martins Lima, a participação no Guia da Faculdade representa “o nosso compromisso e a nossa responsabilidade com a publicização do excelente trabalho desenvolvido pelos cursos de graduação da UFLA”.

Lista dos cursos estrelados

Química (Licenciatura) - Lavras - 4 Estrelas

Sistemas de Informação (Bacharelado) - Lavras - 4 Estrelas

Zootecnia (Bacharelado) - Lavras - 4 Estrelas

Como é feita a avaliação

Guia da Faculdade utiliza uma metodologia conhecida como "avaliação por pares". Nesse processo, a equipe do Guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no Ensino Superior.

Entenda como funcionam as principais etapas desse trabalho:

Participação das Instituições de Ensino Superior

Todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (Universidades, Centros Universitários, Faculdades e Institutos) são convidadas a fazer parte do Guia da Faculdade.

As instituições, por meio de seus colaboradores, cadastram pela primeira vez ou atualizam as informações de divulgação, de contato e sobre seus cursos.

Cursos avaliados

Com base nessas informações a equipe do Guia indica quais serão os cursos que participarão do processo avaliativo. Para serem analisados em 2021, eles precisaram atender aos seguintes critérios:

Ter a titulação de Bacharelado ou Licenciatura;

Ter ao menos uma primeira turma com alunos já formados (até o final do ano de 2020);

Ter ao menos uma turma em andamento.

O Guia da Faculdade seleciona os cursos de acordo com as cidades onde eles são oferecidos.

Informações utilizadas

A partir de abril deste ano, o coordenador de cada curso que foi avaliado recebeu um questionário onde pôde apresentar as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos:

Corpo docente: perfil dos professores vinculados ao curso e dados quantitativos

Projeto didático-pedagógico: características da proposta de ensino do curso

Infraestrutura: características sobre o espaço físico, materiais e equipamentos oferecidos

Esse questionário serviu de base para os avaliadores emitirem suas notas para os cursos.

Avaliadores

Em 2021, mais de 9.500 coordenadores e professores do Ensino Superior atuaram voluntariamente como avaliadores do Guia da Faculdade.

Cada curso é distribuído para a análise de seis professores e, caso um ou mais deles declare sua impossibilidade de avaliá-lo, o curso é encaminhado a um novo docente disponível para completar o quadro de seis pareceristas.