Congressos da UFLA

Ciufla, Conex e Congresso da Pós terão abertura dia 18/11 – são mais de 1600 trabalhos inscritos

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 08 Novembro 2021 14:21 | Última Atualização: Terça, 04 Outubro 2022 17:04
Gentileza solicitar descrição da imagem

Os Congressos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) serão realizados em 18/11 e 19/11. Neste ano, as atividades ainda transcorrerão de forma remota. Os links para as diversas etapas da programação podem ser acessados em https://congressos.ufla.br/. A primeira palestra é do Ciufla e ocorre no dia 18/11, às 9h.

A organização do evento recebeu a submissão de 1623 resumos de trabalhos científicos e de extensão. Os pitches sobre cada um dos trabalhos selecionados serão disponibilizados durante o evento. A lista dos aprovados para integrarem os anais dos Congressos será divulgada a partir de dezembro.

O tema dos congressos em 2021 é "A ciência em favor da vida: universidade - um bem de todos" e busca estimular, por meio de palestras, mesas-redondas e workshops, a reflexão sobre o papel da universidade na geração de soluções para as demandas da sociedade a partir do conhecimento científico, dos processos de ensino e de extensão.

O Congresso de Iniciação Científica (Ciufla) está em sua 34ª edição e tem o objetivo de divulgar os resultados de pesquisas científicas desenvolvidas por estudantes de graduação da UFLA. A palestra de abertura desse congresso será com o professor emérito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do Projeto Métricas/Fapesp, Jacques Marcovitch. Ele abordará o tema "Repensar a Universidade: Impactos para a sociedade". Já a palestra de encerramento ("Universidade em prol da sociedade") será com o indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2021, professor Alysson Paolinelli, que também já foi diretor da Escola Superior de Agricultura de Lavras (Esal), hoje UFLA.

O Congresso de Extensão (Conex) busca fomentar os debates sobre a extensão universitária e suas contribuições para a sociedade, estimulando também a apresentação dos resultados de trabalhos de extensão desenvolvidos pela comunidade acadêmica. A programação aqui será marcada por uma mesa-redonda com a participação da professora da UnB OlgamirAmancia Ferreira e do pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlâdia (UFU) Helder Eterno da Silveira. Os moderadores serão os professores e pró-reitores da UFLA Christiane Maria Barcellos Magalhães Rocha e Ronei Ximenes Martins. A discussão será sobre a Curricularização da Extensão na UFLA.

No Congresso da Pós-Graduação, que está na 30ª edição, são divulgados os resultados de estudos realizados por estudantes de pós-graduação. Também são discutidas temáticas de interesse do ensino e da pesquisa na pós-graduação. Em 2021 serão seis palestras nesse congresso, com participação de profissionais da UFLA e externos, além de whorkshops dos programas de pós-graduação.

A premiação dos melhores trabalhos será realizada após a última palestra do dia 19/11.

Confira toda a programação, com datas, horários e currículo dos palestrantes em https://congressos.ufla.br/. A transmissão das lives será pelo canal dos Congressos no Youtube.