CONGRESSOS DA UFLA

Aberta a programação do Ciufla, Conex e Congresso da Pós-Graduação

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 18 Novembro 2021 16:39 | Última Atualização: Terça, 04 Outubro 2022 16:06
Gentileza solicitar descrição da imagem

Foi realizada nessa quinta-feira (18/11) a abertura dos Congressos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), que contou com convidados de diversos setores da Instituição. Para introduzir o tema dos Congressos deste ano - “A ciência em favor da vida: Universidade - Um bem de todos” - os participantes ressaltaram a importância do acesso à ciência, principalmente no atual contexto pandêmico.

De acordo com o coordenador dos Programas de Iniciação Científica da UFLA, professor Márcio Zangeronimo, o número de inscrições e de submissão de resumos foi surpreendente, já que muitos projetos apresentados no início do ano não puderam ser realizados devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Márcio ainda parabenizou a qualidade das pesquisas da Universidade e ressaltou que, este ano, a UFLA conseguiu aprovar mais 220 bolsas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), aumentando o número de ofertas de bolsas institucionais em 40%.

O pró-reitor de Pesquisa da UFLA, professor Luciano Pereira, lembrou que esse é um momento de compartilhamento de meses e anos de trabalho para todos, de forma gratuita. O professor ainda comentou sobre a importância de divulgar esses trabalhos em linguagem acessível. “Mais do que nunca, precisamos trazer a ciência ao alcance de todos e mostrar o nosso valor e a nossa contribuição na construção de uma sociedade mais justa.”

A pró-reitora de Pós-graduação da Universidade, professora Adelir Aparecida Saczk, destacou a importância da ciência, afirmando que o tema dos Congressos deste ano mostra como a ciência influencia a vida cotidiana e contribui para a redução de desigualdades. A pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Christiane Rocha, comentou  a importância da ciência no enfrentamento da pandemia de Covid-19, que evidenciou ainda mais a relevância da produção e difusão do conhecimento na sociedade.

O reitor em exercício da UFLA, professor Márcio Machado Ladeira, encerrou os procedimentos de abertura dos Congressos ressaltando as contribuições da ciência nos últimos anos, principalmente durante a pandemia. Márcio também observou que, no Brasil, mais de 90% da pesquisa científica e tecnológica é conduzida pelas universidades públicas, que são o motor do desenvolvimento científico do País.

Repensar a universidade: impactos para a sociedade

Após a abertura, o professor emérito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo, Jacques Marcovitch, destacou, em sua palestra, que a universidade é um sistema dinâmico que possui insumos, processos, resultados e impactos. Os insumos, que são os recursos recebidos pela universidade, devem ser utilizados em processos como a graduação, a pós-graduação, a pesquisa e as atividades de extensão e cultura, para que haja a produção de resultados, que surgem, por exemplo, a partir dos egressos, que causam impactos na sociedade.

Para melhorar ainda mais a capacidade acadêmica de produzir conhecimentos que elevam o bem-estar humano, o professor ressalta a importância da ciência aberta (“open science”), que é guiada por três fatores: “open access” (o conhecimento produzido deve poder ser acessado por outros cientistas e pelo público geral), “open data” (garantir que outros também tenham acesso às metodologias e aos dados) e “open to society” (se comunicar com linguagens que a sociedade entenda).

Jacques também é coordenador do Projeto Métricas/Fapesp, professor do Instituto de Relações Internacionais da USP e membro do Conselho Deliberativo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e do Conselho Superior do Graduate Institute of International and Development Studies (IHEID), em Genebra.

Os Congressos da UFLA

Devido à pandemia de Covid-19, o 34º Congresso de Iniciação Científica (Ciufla), o 16º Congresso de Extensão (Conex) e o 30º Congresso da Pós-Graduação da UFLA estão sendo realizados de forma remota pelo Youtube até 19/11, contando com palestras, mesas-redondas e workshops. Para mais informações sobre a programação, acesse o site dos Congressos da UFLA.

As gravações da abertura, da palestra do professor Jacques e das demais conferências podem ser encontradas no canal Congressos UFLA do Youtube.

Texto: Claudinei Rezende, bolsista Pibec.

Revisão: Ana Eliza Alvim.