Zebrafish

Doutorando da UFLA recebe menção honrosa em VII Simpósio Zebrafish

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 07 Dezembro 2021 15:08 | Última Atualização: Terça, 19 Março 2024 10:32
apresentação zebrafish

O doutorando Moises Silvestre de Azevedo Martins, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV)  da Universidade Federal de Lavras (UFLA), recebeu menção honrosa por uma das melhores apresentações orais do “VII Simpósio Zebrafish como Modelo Animal de Pesquisa”, realizado de forma on-line em novembro de 2021.

O artigo apresentado por Moises,  intiulado "The zebrafish (Danio rerio) as a model of voluntary physical activity and its effects on behavior", integra sua tese de doutorado, orientada pelo professor Luis David Solis Murgas, da Faculdade de Ciência Animal. A pesquisa propõe desenvolver um modelo de atividade física voluntária usando o peixe Zebrafish (Danio rerio). Esse modelo de baixo custo poderá ser aplicado em estudos sobre o comportamento, já que o único modelo de atividade física voluntária que existe na atualidade aplica-se apenas a roedores, é caro e ocupa muito espaço. Em ensaios realizados até o momento, o modelo proposto é promissor, pois não causou nenhum tipo de estresse nos animais, e quando foi analisada a quantidade máxima de animais no sistema por hora, durante sete dias, notou-se que os animais preferiam o lado com atividade física.

Além disso, os animais que foram expostos à atividade física apresentaram uma melhor performance natatória, indicando, dessa forma, os efeitos benéficos da atividade física voluntária nos animais. Nas próximas etapas do estudo, serão testados os efeitos da atividade física voluntária em modelos de Zebrafish que apresentam doenças que acometem os seres humanos.

O Simpósio Zebrafish como Modelo Animal é um evento brasileiro realizado desde 2014 com o objetivo principal de difundir o que tem sido feito de ciência utilizando o Zebrafish como modelo animal.