Ir direto para menu de acessibilidade.
COVID-19

Comitê de enfrentamento à Covid-19 da UFLA aprova mudanças nos protocolos de isolamento em casos de suspeita e confirmação da doença

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Sexta, 21 Janeiro 2022 12:56 | Última Atualização: Segunda, 07 Fevereiro 2022 14:24
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Comitê Especial de Emergência para enfrentamento da Covid-19 na Universidade Federal de Lavras (CEE Covid UFLA) aprovou mudanças nos protocolos de isolamento dos casos suspeitos e confirmados de Covid-19, com base nas recentes decisões adotadas pelo Ministério da Saúde, pela Sociedade Brasileira de Infectologia e pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, do inglês Centers for Disease Control and Prevention). Para recomendar o isolamento, é considerado o histórico de vacinação da pessoa exposta ao contato próximo com alguém que obteve resultado positivo para Covid-19.

Pessoas com esquema vacinal completo que tiveram contato próximo com alguém infectado não necessitam iniciar isolamento, desde que se mantenham assintomáticas. Entretanto, no transcorrer de 10 dias, contados a partir do contato próximo com o infectado, deverão obrigatoriamente utilizar máscara do tipo PFF2 ou N95 no contato com outras pessoas, e não poderão frequentar lanchonetes e outros locais compartilhados em que haja necessidade de retirar a máscara. Além disso, se evoluírem com sintomas gripais, devem iniciar o isolamento imediatamente e realizar a testagem.

Por sua vez, os membros da comunidade universitária não vacinados ou com esquema vacinal em atraso que tiverem contato próximo com alguém infectado e estiverem assintomáticos deverão permanecer 10 dias em isolamento, contados a partir da data do contato com a pessoa infectada. No decorrer desses 10 dias, caso evoluam com sintomas, é importante realizar a testagem.

Outra novidade é que as pessoas sintomáticas ou com testagem positiva - tanto as não vacinadas ou com esquema vacinal em atraso quanto as completamente imunizadas  - não necessitam mais aguardar 10 para saírem do isolamento. Nesses casos, o isolamento pode ser suspenso a partir do sétimo dia, desde que nas 24 horas anteriores à suspensão não ocorra sintomas gripais ou febre.

Os testes RT-PCR são agendados na UFLA, via Ambulatório, e o período ideal para a testagem por esse método é do terceiro ao sétimo dia de sintoma.

fluxograma isolamento final