Formatura 2021/1

UFLA forma mais de 600 novos profissionais em diversas áreas

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 04 Fevereiro 2022 16:14 | Última Atualização: Quarta, 09 Fevereiro 2022 10:36

Cerimônias de colação de grau de 27 cursos de graduação foram realizadas ainda de forma remota em virtude da pandemia da Covid-19.

transmissão ao vivo da colação de grau

Separados pela distância física, mas unidos pela tecnologia, os mais de 600 formandos 2021/1 dos cursos de graduação presencial e a distância da Universidade Federal de Lavras (UFLA) colaram grau de forma remota esta semana, devido a medidas de prevenção à Covid-19.

Divididas por Unidades Acadêmicas, as sessões solenes de colação de grau foram presididas pelos diretores das faculdades e institutos da Universidade e contou com a participação dos discentes em discursos e juramentos. Pais, familiares, amigos e professores se interagiram via chat, parabenizando os recém-formados por suas conquistas.

Nos discursos, a saudade foi o tema principal; os momentos de interação no câmpus, as companhias nos estudos e a dificuldade de estar longe dos colegas e amigos foram muito mencionados. “Talvez todo esse caos tenha vindo para nos mostrar e valorizar cada segundo ao lado das pessoas que amamos e mostrar que a vida é uma só, e sei que apesar desse cenário,  as amizades construídas durante a graduação serão levadas por nós durante toda a vida”, explanou  a bacharel em Zootecnia Vitoria Ferreira de Jesus.

Os diretores das faculdades lembraram a nova realidade, as aulas virtuais e toda adaptação feita em virtude da pandemia. Em sua fala, o professor Luiz Henrique Rezende Maciel, Diretor da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS),  disse que essa conquista veio em um momento muito difícil, de ensino remoto, calendário apertado, com estágio ajustado. “Tenho certeza de que vocês vão conseguir tirar o melhor disso tudo e saber retribuir e buscar sempre novos conhecimentos. Esse diploma não é o final de nada, ele é o começo de muita coisa. A Universidade traz a base, ensina a buscar e desenvolver o conhecimento, agora está nas mãos de vocês”, destacou.

Os formandos assistiram a um vídeo do reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Junior, o qual lembrou a importância de dar um retorno à sociedade, uma vez que ela financia as instituições públicas. “Eu espero que vocês, em cada área de atuação possam dar esse retorno social. Sejam agentes de mudança! Todo cidadão deve ter acesso aos itens básicos para uma sobrevivência digna.Vocês, jovens, podem mudar isso”.

Após o juramento e discursos, os formandos foram homenageados com seus nomes e as fotos mostradas na tela. Também foram destacados os premiados com o Mérito acadêmico em cada curso. O  “Mérito Acadêmico” premia o formando que tenha obtido a maior pontuação na análise de currículo, conforme consta na Resolução CEPE 372/2019. Já o “Mérito Esportivo” , a honraria é concedida aos formandos de graduação que contribuíram excepcionalmente com o desporto da UFLA . Os vencedores são agraciados com a medalha da Universidade Federal de Lavras e com o Certificado de Mérito Acadêmico, que serão enviados posteriormente.

Em virtude da atuação no combate à pandemia da Covid-19 e para continuarem sua formação, os formandos do curso de Medicina colaram grau antecipadamente à solenidade oficial.

As solenidades de colação de grau 2021/1 estão disponíveis no Youtube da UFLA. Tão logo seja liberada pelas autoridades competentes a realização de eventos com maior número de pessoas, a Universidade realizará uma colação de grau presencial comemorativa com os formandos no câmpus.

Confira abaixo a lista dos formandos agraciados com o prêmio “Mérito Acadêmico” e “Mérito Esportivo”.

Mérito Acadêmico

Administração - Thacyo Bruno Custodio de Moraes

Administração Pública - Agatha Alessandra Baia Colares

Administração Pública (EAD) -  Erasmo Fernando do Couto

Agronomia - Luana Xavier Ramos

Ciência da Computação - Leonardo Henrique de Braz

Ciências Biológicas (Licenciatura) -  Isabela Pires Barros

Direito -  Isabela Maria Soares Silva

Educação Física (Bacharelado) - Nathalia Aparecida dos Santos

Educação Física (Licenciatura) -  Gilton Wesley Sales

Engenharia Agrícola - Maria Victoria de Oliveira.

Engenharia Ambiental e Sanitária -  Vinicius Possato Rosse

Engenharia Civil - Caroline Aparecida Ferreira

Engenharia de Alimentos -  Isabela Sampaio Ribeiro

Engenharia de Controle e Automação - Vitor Barbosa Nunes Costa