UFLA dá início às atividades no Ambulatório de Especialidades (AME)

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 04 Fevereiro 2022 17:23 | Última Atualização: Quinta, 10 Fevereiro 2022 16:58
Gentileza solicitar descrição da imagem

Nessa sexta-feira (4/2), ocorreu a solenidade que marca o início das atividades do Ambulatório de Especialidades (AME) da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Lavras (FCS/UFLA). O AME é uma parceria entre a UFLA e a Prefeitura Municipal de Lavras que, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), visa à formação dos estudantes da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade, e, ao lado dos docentes dos cursos da FCS, oferecerá atendimentos gratuitos à comunidade lavrense.

Os atendimentos na área de saúde que serão realizados a partir de segunda-feira (7/2) vão ocorrer todos os dias da semana, nos turnos da manhã e tarde, exceto na quinta-feira e sexta-feira pela manhã, e serão agendados via Atenção Básica de Saúde de Lavras (MG). Inicialmente os atendimentos serão centrados em especialidades médicas, como clínica geral, geriatria, ginecologia, neurologia, ortopedia e reumatologia. De acordo com o diretor da Faculdade de Ciências da Saúde da UFLA, professor Luiz Henrique Maciel, existem planos para atendimentos futuros em outras áreas. “Apesar de inicialmente começarmos com especialidades médicas, temos também um projeto futuro que pretende agregar as áreas de Educação Física e Nutrição ao nosso ambulatório.”

A cerimônia, que não foi aberta ao público devido à pandemia de Covid-19, ocorreu no câmpus histórico da Universidade, com a participação das seguintes autoridades: o reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior; o vice-reitor, professor Valter Carvalho de Andrade Júnior; a prefeita do município de Lavras, Jussara Menicucci de Oliveira; o presidente da Câmara Municipal de Lavras, vereador Ubirajara Cassiano Rocha; a secretária de Saúde do Município, Iara Nogueira; o diretor da Faculdade de Ciências da Saúde da UFLA, professor Luiz Henrique Maciel, entre outras autoridades do município de Lavras (MG) e da Universidade.

O reitor enalteceu a disposição da Prefeitura de Lavras em firmar parcerias com a UFLA, especialmente com vistas à melhoria da formação médica e de outros profissionais de saúde. Destacou a importância dos campos de prática, como o que está sendo inaugurado agora que, assim como os PSFs, são fundamentais para a formação dos estudantes de medicina. Enfatizou o acolhimento que a UFLA recebeu também do Hospital Vaz Monteiro e de instituições hospitalares de Perdões, Santo Antônio do Amparo, Ribeirão Vermelho, dentre outras, que se dispuseram a estabelecer parcerias para formação dos estudantes. Recentemente foi possível estabelecer parceria com a Santa Casa de São Sebastião do Paraíso, uma instituição hospitalar de excelência, com quase 200 leitos. "As instituições de saúde de Lavras e de outros municípios que se mostraram dispostas para essa colaboração dão uma contribuição expressiva ao País, auxiliando na formação de profissionais qualificados que servirão à sociedade e, ao mesmo tempo, aperfeiçoando os serviços prestados à população".

Assista à reportagem em vídeo e saiba mais.