Ir direto para menu de acessibilidade.
ORIENTAÇOES GERAIS

Servidores voltam ao câmpus em 7/2 para trabalho presencial – Confira atualizações no Plano de Contingência

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 04 Fevereiro 2022 17:16 | Última Atualização: Quarta, 09 Fevereiro 2022 10:52

De acordo com a Portaria Normativa da Reitoria Nº 17, o retorno do trabalho presencial de servidores e funcionários terceirizados da Universidade Federal de Lavras (UFLA) ocorrerá em 7/2. A Instituição também se prepara para receber os estudantes em aulas presenciais no dia 14/2. Com o cenário atual, o Comitê Especial de Emergência para enfrentamento à Covid-19 (CEE-Covid-19/UFLA) atualizou o Plano de Contingência da UFLA. A nova versão do documento foi publicada nesta sexta-feira (4/2), por meio da Portaria da Reitoria nº 22.

Confira alguns pontos relevantes destacados pelo CEE-Covid-19/UFLA, aos quais os servidores devem estar atentos ao retornar:

 Viagens nacionais e internacionais, voos nacionais e internacionais pela UFLA: é necessário preenchimento de termos de ciência para essas ocasiões, anexando-os ao GLPI ou ao SCDP, conforme o caso (ver Plano de Contingência item 2.2.5).

 Aquisição de materiais de higiene e segurança no NAS/Progepe e no Almoxarifado Central: ver Plano de Contingência itens 2.1.9.,2.1.10 e 2.2.6.

 Cursos e eventos na UFLA: um protocolo de biossegurança deverá ser elaborado e fiscalizado pelo responsável ou organizador. O protocolo elaborado, juntamente com o Termo de Ciência (anexo 2 do Plano de Contingência), deverá ser encaminhado por e-mail ao endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para avaliação e aprovação.

 Concursos na UFLA: os organizadores deverão cumprir as orientações de biossegurança contidas nos editais de concurso da Progepe.

 Os Planos de Contingência das unidades e setores devem estar atualizados e serem compartilhados para ampla visibilidade

 Quando 30% dos servidores, terceirizados e discentes de um mesmo setor ou
sala de aula forem acometidos por Covid-19, a medida adotada será o isolamento do local e o afastamento de todos os indivíduos que compartilharam esse ambiente por cinco dias.
A recomendação é de que a limpeza do setor ou da sala seja efetuada no dia anterior previsto ao retorno das atividades, com o intuito de garantir proteção aos colaboradores da limpeza.

 Posturas individuais e coletivas que contribuem com a contenção da transmissão do vírus no câmpus devem ser implementadas:

a) Em todos os ambientes, deve-se evitar aglomeração e manter distanciamento entre as pessoas. Portanto, considerando o contexto de ensino superior, alguns espaços poderão não seguir o distanciamento mínimo previsto pelo Minas Consciente, desde que seja garantida a ventilação e que os demais cuidados sejam totalmente atendidos. Para o Minas Consciente, quando em onda verde, é recomendado distanciamento minimo de 1,0 metro e nas demais ondas, 1,5 metro.

b) Antes do término de cada aula presencial, o docente deverá reservar um tempo para que os discentes realizem a limpeza de sua própria carteira, mesa, cadeira ou bancada. Essa limpeza deverá ser orientada e monitorada pelo docente. Para tanto, salas e laboratórios deverão estar providos de borrifadores contendo álcool líquido a 70%, papel-toalha e lixeira sem tampa.

c) Mesmo existindo uma rotina de limpeza dos setores por mão de obra terceirizada, servidores, terceirizados e docentes devem realizar a limpeza habitual diária de suas mesas de trabalho individuais com álcool líquido a 70%.

d) Não é permitida a permanência de pessoas com sintomas respiratórios na instituição. É indicado que pessoas nessas condições acionem o Ambulatório da UFLA para orientações e devidos encaminhamentos. O Ambulatório funciona de segunda a sexta-feira e pode ser acionado pelo telefone (35) 2142-2197 (das 7h às 21h) e pelo telefone (35) 99974-6779 (das 7h às 11h e das 13h às 17h). Aqueles que apresentarem sinais ou sintomas gripais serão orientados pelo Ambulatório para realizarem o teste RT- qPCR na UFLA. As coletas de material para exame laboratorial (swab) são atualmente realizadas no Centro de Integração Universitária (Ciuni) às segundas, quartas e sexta-feiras, às 7h30. É ideal que a coleta seja feita entre o 3º e o 8º dia de sintomas.

e) Quando em contato próximo com alguém infectado, pessoas com esquema vacinal completo não necessitam iniciar isolamento. Contudo, no transcorrer de 10 dias contados a partir do contato próximo, deverão utilizar máscaras do tipo PFF2 ou N95 ao terem contato com outras pessoas e não deverão frequentar lanchonetes e outros locais compartilhados em que haja necessidade de retirar a máscara. Caso não estejam com o esquema de imunização atualizado, acionar Ambulatório, pois o isolamento domiciliar deverá ser iniciado.

f) O uso correto da máscara continua sendo obrigatório em todos os ambientes do câmpus.

g) A vacinação é forma segura e eficiente de prevenção, especialmente para evitar casos graves da doença. Por isso, todos devem ficar atentos às datas e manter seu esquema de vacinação completo.

 A fiscalização do cumprimento das medidas de contingência pelas unidades organizacionais da UFLA cabe às chefias, aos fiscais setoriais e à Comissão de Fiscalização designada pela Portaria Reitoria nº 226, de 17 de março de 2021, que terá plenos poderes para notificar e exigir providências das instâncias competentes da UFLA e das empresas terceirizadas prestadoras de serviço. Mediante detecção de inconformidades quanto às medidas do Plano de Contingência, a Comissão de Fiscalização poderá ser acionada pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Confira a versão mais recente do Plano de Contingência. As recomendações do documento devem ser observadas e seguidas por toda a comunidade acadêmica. Acompanhe atualizações sempre em ufla.br/coronavirus.

O Plano de Contingência da UFLA foi atualizado à luz do Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais, 7ª versão, de 27 de Janeiro de 2022, do Plano “Minas Consciente – Retomando a Economia do Jeito Certo”, versão 3.12, de 12/11/2021, e das recentes recomendações publicadas pela Sociedade Brasileira de Infectologia, pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, do inglês Centers for Disease Control and Prevention) e pelo Ministério da Saúde.

Assista ao vídeo que traz o resumo das principais recomendações de biossegurança:

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção