DE VOLTA AO CÂMPUS

CUNI/UFLA delibera pela não exigência do comprovante vacinal para atividades letivas presenciais

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 10 Fevereiro 2022 14:34 | Última Atualização: Sexta, 11 Fevereiro 2022 16:05
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Conselho Universitário (CUNI)  da Universidade Federal de Lavras deliberou pela não exigência de apresentação do comprovante de vacinação para entrada no câmpus e participação nas atividades acadêmicas e administrativas. A proposta pela obrigatoriedade do passaporte vacinal foi discutida e deliberada em reunião realizada nessa quinta-feira (10/2), tendo 24 votos contrários, 10 favoráveis e nenhuma abstenção entre os participantes.

As avaliações para a deliberação basearam-se em um parecer da Procuradoria Federal, apontando pela impossibilidade de se exigir comprovante de vacinação dos estudantes da UFLA sem lei prévia do poder legislativo que dê amparo à decisão; na manifestação do Comitê Especial de Emergência para enfrentamento à Covid-19 (CEE-Covid-19/UFLA), bem como no levantamento realizado pelas pró-reitorias de Graduação (Prograd), de Pós-Graduação (PRPG), de Planejamento e Gestão (Proplag) e Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), que indicou que cerca de 95% da comunidade universitária já está completamente imunizada contra a Covid-19 - percentual superior ao recomendado para controle epidemiológico de infecções virais.

Outros apontamentos também foram discutidos, como o avanço da vacinação no município, que tem reduzido o número de casos graves, as dificuldades de operacionalização da medida no câmpus e o direito do estudante que já está matriculado nas disciplinas ao Ensino, uma vez que o semestre letivo já está em andamento na Universidade.

Retorno às atividades tem plano de contingência atualizado para prevenção à Covid

Na nova etapa do retorno gradual às atividades presenciais, que se inicia em 14/2, toda a comunidade universitária (estudantes, servidores e pessoal terceirizado) devem seguir as recomendações estabelecidas no Plano de Contingência elaborado pelo CEE-Covid-19/UFLA, publicado por meio da Portaria Normativa da Reitoria nº 22. Em média, as atividades presenciais terão 63,5% menos estudantes circulando diariamente no câmpus em relação ao fluxo normal.

Além do uso obrigatório de máscaras, uso frequente do álcool 70% e outras medidas de prevenção à Covid-19 estabelecidas pelos diferentes órgãos e setores da UFLA, o plano de contingência prevê a atuação da Comissão de Fiscalização, que irá notificar e solicitar providências em caso de inconformidades quanto às medidas de biossegurança. A comissão pode ser acionada pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A comunidade universitária conta ainda com a possibilidade de atendimento de profissionais de saúde no Ambulatório da UFLA, que, ao identificar estudante ou servidor com sintomas gripais, fará o encaminhamento para realização do teste PCR no Labcovid UFLA. Todas as informações estão disponíveis em ufla.br/coronavirus.

Assista ao vídeo que apresenta as recomendações que todos devem seguir: