Professores da UFLA assumem coordenadorias na Capes

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quinta, 10 Fevereiro 2022 15:59 | Última Atualização: Sexta, 11 Fevereiro 2022 16:06
Gentileza solicitar descrição da imagem

Dois professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) acabam de assumir cargos na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O docente Moacir Pasqual, da Escola de Ciências Agrárias de Lavras (Esal), é o novo coordenador da área de avaliação de Ciências Agrárias I. Por sua vez, o professor Márvio Lobão Teixeira de Abreu, da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária, foi nomeado coordenador-adjunto dos programas profissionais da área de Zootecnia e Recursos Pesqueiros.

Professor Moacir Pasqual

Esta é a terceira vez que o professor Moacir assume a coordenação da área de avaliação de Ciências Agrárias I, exercida anteriormente em dois mandatos consecutivos: de 2008 a 2011 e de 2011 a 2014. A nova designação ratifica votação realizada pela comunidade acadêmica e científica em 2017, quando o docente foi o mais votado.

“Recebo a indicação como um reconhecimento à minha atuação nos dois mandatos anteriores. Para mim, é motivo de orgulho, mas também um grande desafio, já que a nomeação ocorre no momento em que a avaliação quadrienal de todos os Programas de Pós-Graduação está em andamento”, afirma o docente.

Ao anunciar o novo coordenador, a presidente da Capes, professora Cláudia Queda de Toledo, destacou a posição ocupada pela UFLA na área. “Sua instituição é, naturalmente, um centro de referência nas Ciências Agrárias”, disse. Moacir ressalta que Ciências Agrárias I é  uma das maiores áreas de avaliação da Capes, com mais de 200 programas de pós-graduação, presentes em todos os Estados do País. “A nomeação trará, portanto, ainda mais visibilidade para a UFLA”, acrescenta.

O professor Márvio Lobão Teixeira de Abreu foi convidado para atuar como coordenador-adjunto dos programas profissionais da área de Zootecnia e Recursos Pesqueiros da Capes pela nova coordenadora da áreamarvio lobao de avaliação Zootecnia/Recursos Pesqueiros, professora Lúcia Galvão de Albuquerque (Unesp-Jaboticabal).O docente irá atuar na avaliação e acompanhamento da qualidade dos programas de pós-graduação profissionais, modalidade de pós-graduação stricto sensu que objetiva qualificar recursos humanos vinculados a empresas públicas ou privadas que atuam em atividades relacionadas a diferentes áreas do Agronegócio Animal do Brasil, buscando a resolução de demandas do setor, geração de pacotes tecnológicos, entre outros, com foco na Inovação e no Empreendedorismo.

“A indicação é tanto um reconhecimento ao trabalho que desenvolvi durante a coordenação do Programa Profissional em Ciência e Tecnologia da Produção Animal da UFLA, quanto ao protagonismo e à excelência da nossa Universidade na oferta de Programas de Pós-Graduação para a sociedade brasileira”, pondera o docente.