São Sebastião do Paraíso

UFLA realiza aula inaugural no Câmpus Paraíso no próximo dia 11 de março

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 22 Fevereiro 2022 13:00 | Última Atualização: Quinta, 10 Março 2022 13:16

Solenidade marca o início do primeiro semestre letivo do Bacharelado Interdisciplinar em Inovação, Ciência e Tecnologia, a primeira etapa dos cursos de engenharia do novo câmpus.

laboratório de informática do novo câmpus
Laboratório pronto para receber os estudantes no novo câmpus

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) realiza no dia 11 de março, às 10h30, a aula inaugural que marca o início das atividades do câmpus de São Sebastião do Paraíso. A aula magna do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Inovação, Ciência e Tecnologia será ministrada pelo secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC) Wagner Vilas Boas de Souza. Haverá a presença de autoridades diversas, estudantes, docentes e convidados restritos, em virtude dos protocolos de biossegurança da Covid-19.

Inaugurado em setembro de 2021, o novo câmpus já possui pavilhão de aulas, prédio das Incubadoras, prédio de Laboratórios, prédio de logística, campo de futebol e quadra multiuso. Para o reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Junior, o início das aulas na nova sede é uma data memorável na história da Universidade. “A implementação do câmpus de São Sebastião do Paraíso foi um compromisso assumido pelo Conselho Universitário. Cabia a nós, nesta gestão, conseguir resolver todas as pendências, como a contratação dos docentes, o término das obras, apesar de parcial, e a contratação de pessoal para limpeza, vigilância, apoio administrativo, dentre outros. Com muito trabalho, conseguimos resolver boa parte desses passivos, com a ajuda de muitos, tanto dentro da UFLA, como externamente, com destaque para o Ministério da Educação. Também temos um acordo com o Governo do Estado de Minas Gerais, para aporte de 30 milhões para o término das obras e a aquisição de equipamentos. Apesar de toda a complexidade, esse momento é extremamente gratificante, pois marca uma nova era na história da UFLA. Agradeço a cada um que contribuiu para que esse início esteja acontecendo. Ainda são muitos os desafios, do ponto de vista financeiro e operacional, mas, com muito empenho da equipe da UFLA e com muitos ajudantes externos, tenho certeza de que superaremos todos eles”.

O diretor do câmpus Paraíso, professor Fernando Ferrari, disse que há uma grande expectativa para o início das aulas. "As expectativas são as melhores possíveis, já que a região é extremamente fértil para receber uma universidade do tamanho e da qualidade da UFLA, o que fará com que possamos retribuir para a sociedade que nos financia, tudo que lhe é de direito, possibilitando uma educação de qualidade e promovendo o desenvolvimento econômico e social, com mais empregos qualificados. Importante ressaltar que os benefícios já começaram durante as obras, por conta da geração de empregos que a construção do câmpus proporciona", disse.

Na véspera do evento, os estudantes participarão das boas-vindas aos calouros e conhecerão mais a respeito da vida acadêmica. O primeiro processo seletivo para admissão no Bacharelado Interdisciplinar em Inovação, Ciência e Tecnologia foi publicado em novembro do ano passado, com metade das vagas reservadas a estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas, segundo grupos de cotas.

O curso

O curso Bacharelado Interdisciplinar em Inovação Ciência e Tecnologia possui a duração de três anos. Ao concluir, os graduados têm a oportunidade de uma nova formação, obtendo, com mais dois anos de estudo, também o título em Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Engenharia de Software.