PRPG

Aula inaugural para os discentes ingressantes do semestre 2022/1 e ativos dos programas de pós-graduação

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Sexta, 01 Abril 2022 13:05 | Última Atualização: Sexta, 01 Abril 2022 13:05
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG), em parceria com a Associação de Pós-Graduandos (APG/UFLA) realizou no dia 30/3 a aula inaugural para os discentes ingressantes 2022/1 e ativos dos programas de pós-graduação.

A programação contou com a participação da professora Ada Magaly Matias Brasileiro, professora do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com a palestra “A produção de saberes científicos: entre processos de pesquisa e de escrita". A professora buscou refletir com os estudantes sobre como os processos de formação do pesquisador estão imbricados com a escrita de diversos gêneros do discurso acadêmico-científico. Ela abordou, ainda, os percursos de produção de saberes científicos (do projeto de pesquisa à publicação dos resultados) e as implicações de ordem metodológica e institucional para se fazer ciência.

Em seguida, houve a participação da APG/UFLA, pela discente Isabela Coutinho Garcia, que realizou uma breve apresentação sobre o papel da Associação e um breve histórico de atuação do grupo de representação estudantil na Universidade.

Para finalizar, o professor Antonio Chalfun Júnior, substituto legal da PRPG e diretor de Relações Internacionais, apresentou as rotinas acadêmicas para os discentes e novos coordenadores, para que as experiências formativas na pós-graduação sejam vivenciadas de modo mais planejado, mais profícuo, e, sobretudo, com mais qualidade de vida.

Todo o conteúdo sobre o evento da aula inaugural pode ser encontrado no link: https://www.youtube.com/watch?v=2fMs2XiYEaI.