PROCESSOS

Aprovada a Política de Preservação de Documentos Arquivísticos Digitais da UFLA

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 10 Mai 2022 14:22 | Última Atualização: Segunda, 16 Mai 2022 11:31
Gentileza solicitar descrição da imagem

A UFLA conta a partir de agora com sua Política de Preservação de Documentos Arquivísticos Digitais, aprovada pelo Conselho Universitário (CUNI). A Resolução Normativa CUNI n° 13, de 18 de abril de 2022 estabelece princípios, diretrizes, requisitos e instrumentos para a preservação de documentos arquivísticos digitais, de forma a garantir a autenticidade, a confiabilidade e a acessibilidade para apoiar as funções e as atividades da UFLA. O documento é o resultado do trabalho da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) da UFLA, constituída em 2020, por meio de Portaria da Reitoria.

A política abrange todos os documentos arquivísticos nato digitais ou digitalizados, produzidos pela UFLA ou recebidos de outras fontes, no desempenho das atividades da gestão administrativa, de ensino, pesquisa e extensão, ou seja, oriundos tanto de atividades-meio quanto de atividades-fim. O documento reúne, entre outras, definições sobre a produção de documentos arquivísticos digitais; o processo de digitalização; a classificação e a temporalidade dos documentos; a autenticação, o acesso e o uso.

De acordo com o presidente da CPAD, Márcio Barbosa de Assis, “este é um documento de grande importância para a universidade, considerando que permite o controle dos princípios de autenticidade, integridade, confiabilidade e acessibilidade dos documentos arquivísticos digitais”. Segundo o servidor, “futuramente serão desenvolvidos diversos documentos técnicos e administrativos relacionados à gestão documental da UFLA, a fim de oferecer subsídios para preservação e acesso dos documentos históricos da universidade, bem como a eliminação dos documentos que já tenham cumprido seu prazo de vida útil”.