Primeira edição do curso de Gestão de Riscos por Processos é realizada na UFLA

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 12 Mai 2022 15:34 | Última Atualização: Segunda, 16 Mai 2022 11:30
Gentileza solicitar descrição da imagem

Com o objetivo de apresentar os conceitos fundamentais necessários para a sistematização de práticas relacionadas à gestão de riscos por processos e otimizar ainda mais os processos institucionais, foi realizado nos meses de abril e maio, na Universidade Federal de Lavras (UFLA), como parte do Plano de Desenvolvimento de Pessoas - Progepe, a primeira edição do curso Gestão de Riscos por Processos.

Capacitar os gestores impulsiona a Instituição a aprimorar resultados em conformidade com a legislação pertinente. De acordo com o Superintendente de Governança, Adriano Higino Freire, “com a realização do curso, os gestores podem gerenciar melhor os riscos dos processos de suas áreas, contribuindo assim para uma gestão pública mais eficiente”.

Concluíram o curso 45 membros da reitoria, pró-reitorias, diretorias, coordenadorias administrativas vinculadas à gestão da UFLA e do Núcleo de Inovação Tecnológica (Nintec). Com aulas teóricas e práticas distribuídas em 18 horas/aula realizadas por videoconferência utilizando a ferramenta Google Meet, os gestores conheceram, na prática, o mapeamento de processos, a gestão de riscos e controles internos, a política de gestão de riscos da UFLA, entre outros temas relacionados.

Para Adriano, os concluintes apresentaram um excelente aproveitamento do curso. “Demonstraram muita dedicação e participação por meio de perguntas, discussões e realização de atividades práticas que contribuíram para o desenvolvimento do conteúdo programático”. Além de Adriano, o curso  foi ministrado pelo servidor da UFLA,  Fernando Elias de Oliveira.

O administrador da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), Glener Alvarenga Mizael, foi um dos participantes do curso. Segundo ele, “o curso de gestão de risco foi fundamental para aprimorar os mecanismos de controle dos processos administrativos de forma alinhada com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Plano de Desenvolvimento das Unidades (PDU). A competência dos palestrantes foi fundamental para compreender a dinâmica da gestão de risco, essencial para alavancar os resultados e manter o reconhecimento da governança institucional da UFLA”.

A pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec), Christiane Maria Barcellos Magalhães da Rocha, parabenizou os envolvidos e disse que o curso foi “muito prático ao apresentar as ferramentas de forma simples para que possam ser utilizados imediatamente. Hoje penso que todas as pessoas que participam da gestão devem ter esse conhecimento”, comentou.

Gestão Pública Eficiente

Conforme levantamento realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), com base em dados de 2020, a UFLA está entre as primeiras instituições com melhor índice integrado de governança e gestão pública-IGG do País. O curso permitirá a implantação da Gestão de Riscos por Processos na UFLA, o que, consequentemente, contribuirá para o aprimoramento da Governança e da Gestão institucional. As capacitações fazem parte do  Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2021-2025.