Programa Institucional de Internacionalização

Projeto Capes PrInt da UFLA é renovado até outubro de 2024

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Quinta, 19 Mai 2022 11:29 | Última Atualização: Segunda, 24 Outubro 2022 08:10
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) obteve a renovação do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) até outubro de 2024. Com essa aprovação, será possível executar o montante de R$3.375.641,84. Serão implementadas novas cotas de doutorado sanduíche, pós-doutorado, professor visitante no Brasil, professor visitante no exterior, e capacitação no exterior para técnicos.

Em 2021, a Diretoria de Relações Internacionais da Capes avaliou os índices, as métricas e os resultados obtidos na execução da primeira metade da vigência de todas as instituições de ensino superior contempladas pelo Capes PrInt.

Para tal, foi construído um sistema de alimentação de dados e informações, o Plano de Trabalho para Internacionalização (PTI), em que o coordenador institucional de cada instituição deveria preencher com uma série de informações. Na UFLA, a coordenação do Programa é realizada pelo professor Rafael Pio.

Após a avaliação, a UFLA obteve a aprovação da renovação do Programa. Segundo o coordenador, com o valor de R$1.507.490,60 disponível para 2022, serão implementadas 18 cotas de doutorado sanduíche (editais 48/2021 e 47/2021), 18 cotas de professor visitante no Brasil e uma cota de professor visitante sênior no exterior. Nos anos de 2023 e 2024, o recurso faltante, de R$1.868.151,24, será utilizado para o lançamento de novos editais, referentes a cinco cotas de pós-doutorado para discentes com experiência no exterior; 12 cotas de capacitação no exterior para técnicos vinculados aos Programas pertencentes ao Capes PrInt; três cotas de professor visitante sênior no exterior;  nove cotas de doutorado sanduíche no exterior, e uma cota de professor visitante no Brasil.