NOTA

Corte orçamentário compromete o funcionamento da UFLA

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Terça, 31 Mai 2022 10:46 | Última Atualização: Quarta, 01 Junho 2022 13:34
Gentileza solicitar descrição da imagem

Reitor e vice-reitor da UFLA se reúnem nesta terça-feira (31/5) com ministro e secretário da Educação

Na última sexta-feira (27/5), o Governo Federal anunciou um corte orçamentário de 14,5% nas universidades e institutos federais. Para a Universidade Federal de Lavras (UFLA), o bloqueio, de mais de 9 milhões de reais, afetará o pagamento de contas e contratos nas áreas de custeio e infraestrutura.

Com isso, a Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag) da UFLA será obrigada a bloquear 14,5% na matriz de custeio de todas as Unidades Acadêmicas. Além disso, está sendo avaliado o impacto na terceirização e eventual necessidade de redução nos postos terceirizados e serviços de limpeza.

Contudo, o reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, e o vice-reitor, professor Valter Carvalho de Andrade Júnior, já estão em Brasília para uma reunião, às 16h, com o ministro e secretário da Educação para tratarem do assunto e tentarem reverter a situação.

O reitor afirma que se tal medida for mantida, o funcionamento da Universidade estará comprometido, com impacto negativo nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. “Isso gera prejuízos, sobretudo à sociedade. É inadmissível que haja cortes em áreas estratégicas como a educação”, ressalta.

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) também criticou, por meio de nota, o bloqueio das verbas para as instituições federais de ensino superior.