GESTÃO

Reuniões realizadas em Brasília nesta terça (31/5) buscaram viabilizar recursos para a Universidade

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 01 Junho 2022 16:00 | Última Atualização: Quarta, 01 Junho 2022 20:52
Gentileza solicitar descrição da imagem
Reunião com o ministro da Educação foi realizada na tarde dessa terça (31/5)

O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor João Chrysostomo de Resende Júnior, e o vice-reitor, professor Valter Carvalho de Andrade Júnior, participaram de reuniões em Brasília nesta terça-feira (31/5) para tratar de demandas necessárias ao adequado funcionamento da Instituição. Diante da preocupação com o bloqueio orçamentário de 14,5 % anunciado pelo Governo Federal na sexta-feira (27/5), as tratativas buscaram argumentar sobre o impacto dessa medida para as universidades e a sociedade, além de abordar outros pontos para os quais a UFLA vem buscando suporte e recursos.

De acordo com o reitor, na reunião com o ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, e o secretário de Educação Superior, Wagner Vilas Boas de Sousa, a equipe do Ministério da Educação (MEC) disse estar comprometida com a busca por soluções para que o bloqueio não se transforme em corte efetivo, ou que, se ocorrer, seja em percentual menor que o anunciado. Participou do encontro também a assessora especial do MEC Eneida Bastos Paes.

Outro ponto de demanda da UFLA foi a escassez de técnicos administrativos, o que tem prejudicado seriamente as atividades na Universidade. "O ministro garantiu que está intervindo pessoalmente para que haja ampliação no quadro de técnicos das universidades, e tem expectativas de que o Projeto de Lei Orçamentária de 2023 já contemple esta demanda e dê suporte às contratações", relata o professor João.

A gestão da Universidade também reforçou a necessidade de liberação das vagas de docentes já pactuadas pelo MEC com a UFLA. Essa demanda foi atendida, com a publicação, nesta quarta-feira (1º/6), da Portaria No 387 do MEC, liberando 25 novas vagas para a UFLA. Foi discutido, ainda, o compromisso assumido pelo então ministro Milton Ribeiro para a liberação de recursos na rubrica de investimentos. A UFLA já apresentou projeto para que um Termo de Execução Descentralizada (TED) seja feito pelo MEC. A expectativa é de que o recurso cubra parte da construção do prédio do Almoxarifado. "Foi aprovada a liberação do valor de 6,5 milhões de reais para investimentos, com expectativa de recursos adicionais ainda neste ano",

Reunião realizada com o secretário Adjunto da SESu, Eduardo Gomes Salgado (ao centro). À esquerda, prof. João Chrysostomo, e à direita, professor Valter.

explica o reitor.

Além da reunião com o ministro, realizada no dia 31/5 à tarde, houve reunião com o Secretário Adjunto da Secretaria de Educação Superior (Sesu), Eduardo Gomes Salgado, na manhã do mesmo dia, especificamente para tratar de recursos de custeio do câmpus de São Sebastião do Paraíso, além de demandas de pessoal para os dois câmpus da Universidade.

Para o reitor, as reuniões trouxeram a expectativa de que o quadro grave que se apresenta neste momento possa ser revertido. "Nosso papel é atuar na busca de soluções, interagindo com os demais gestores públicos, para viabilizar as condições necessárias ao trabalho da comunidade universitária, e para evitar perdas para a sociedade na área da Educação".