Avançam ações de estruturação do Hospital Universitário da UFLA
Nessa quinta-feira (23/6), as atividades referentes ao projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (HU/UFLA) registraram novos avanços. Durante reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em Brasília, o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), general Oswaldo de Jesus Ferreira, anunciou que o Ministério da Educação (MEC) autorizou a incorporação do Hospital da UFLA à Empresa.
O reitor da UFLA, professor João Chrysóstomo de Resende Júnior, participou do encontro em Brasília e relata que esse era o maior desafio a ser vencido para o funcionamento do Hospital (garantir a gestão pela Ebserh), ao lado dos quase 50 milhões ainda necessários para a conclusão de obra e aquisição de equipamentos, para os quais a UFLA aguarda a liberação dos recursos anunciados pelo o Governo do Estado. “Depois de muito trabalho, esse posicionamento comunicado pela Ebserh concretiza uma vitória inestimável para a UFLA e para a região", diz.
Nesse mesmo dia, a equipe da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Lavras (FCS/UFLA) responsável pelos projetos do Hospital Universitário (HU) participou de reunião com a prefeitura de Lavras. Uma série de encontros com gestores de saúde estão sendo feitos para a finalização do Plano Assistencial do Hospital. "O Plano busca definir quais serão os atendimentos de média e alta complexidade a serem oferecidos no HU/UFLA", explica o diretor da FCS, professor Luiz Henrique Maciel.
O objetivo das reuniões é apresentar as propostas que estão sendo construídas e ouvir as necessidades do município, da micro e da macro região, para que o Plano possa contemplar, da melhor forma, a assistência regional em saúde. “A prefeitura manifestou apoio ao projeto e vai trabalhar conosco na finalização do Plano e encaminhamentos necessários para os processos de credenciamento e habilitação nas áreas de atendimento", informa Luiz Henrique. A reunião com a prefeitura teve a presença do professor Luiz Henrique, dos professores da FCS Lívia Garcia Ferreira e Vítor Luís Tenório Mati, da prefeita Jussara Menicucci e da secretária municipal de Saúde, Iara Menicucci Nogueira.
Uma consultoria externa foi contratada pela UFLA há três meses para a estruturação do Plano Assistencial, sob orientação da comissão de servidores responsáveis.
Hospital Universitário
Planejado para oferecer atendimento humanizado e com tecnologia de ponta, o Hospital Universitário terá 100% do seu atendimento voltado para o Sistema Único de Saúde (SUS). A edificação fica na Zona Oeste de Lavras, bairro Jardim Glória, e a primeira etapa das obras está em grande parte concluída, com 7 mil m2 de área construída.
O projeto será ampliado, com adequação da estrutura para procedimentos de média e alta complexidade, de forma a suprir demandas do SUS na microrregião de Lavras. Uma nova etapa de obras deve incluir novo pavimento, ampliação do número de leitos, inclusive com Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) e adaptações nos espaços já existentes. O projeto inicial previa apenas o funcionamento como hospital-dia, com procedimentos de baixa e média complexidade, com internações de curta duração.
As etapas de expansão permitirão um melhor atendimento às demandas assistenciais da microrregião e são condição essencial para a operacionalização do funcionamento por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A UFLA aguarda o repasse dos 41 milhões de reais anunciados pelo Governo do Estado em outubro do último ano, para que possa dar sequência aos investimentos. A expectativa é de que os recursos sejam disponibilizados até 30/6.
Ao mesmo tempo em que representará avanço para a saúde pública no sul de Minas, o Hospital Universitário da UFLA será campo de prática para formação dos profissionais dos cursos de saúde da Instituição e realização de pesquisas científicas.
Até o momento, já foram investidos cerca de 20 milhões de reais no Hospital Universitário, considerando terreno e obras. Os recursos vindos do governo do estado serão utilizados para obras e aquisição dos equipamentos.