covid-19

Publicado Plano de Contingência contra a pandemia do coronavírus (versão 6)

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Terça, 28 Junho 2022 12:34 | Última Atualização: Quarta, 29 Junho 2022 08:10

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) publicou o Plano de Contingência contra a pandemia do coronavírus (versão 6), que reúne orientações para docentes, discentes, terceirizados e servidores técnico-administrativos sobre práticas adequadas ao enfrentamento da disseminação da Covid-19 na UFLA. O plano foi elaborado com base nas recentes recomendações publicadas pelo Ministério da Saúde, pela Sociedade Brasileira de Infectologia, pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos e pelas recentes decisões da Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais.

Algumas orientações do Plano:

- É necessário que pessoas sintomáticas respiratórias acionem o serviço de atenção primária em saúde, os hospitais ou o Ambulatório da UFLA para orientações e devidos encaminhamentos. O Ambulatório funciona de segunda a sexta-feira no telefone (35) 2142- 2197.

- O uso de máscaras ou respiradores cobrindo o nariz e a boca é obrigatório para qualquer pessoa que adentre, circule ou permaneça em ambientes fechados (prédios, setores administrativos, salas de aula, laboratórios, etc); contudo, em salas de aula ou laboratórios é facultado ao docente ou palestrante o uso de máscara durante a ministração de aulas, seminários e cursos.

- Mesmo existindo uma rotina de limpeza dos setores por mão de obra terceirizada, determina-se que servidores, terceirizados e docentes realizem a limpeza habitual diária de suas mesas de trabalho individuais com álcool líquido a 70% e dos equipamentos eletrônicos (telefones, computadores, teclados, notebooks) com álcool isopropílico (quando possível)

- A ventilação natural dos ambientes deve ser priorizada, mantendo portas e janelas abertas durante a permanência nos recintos. Para laboratórios, caso o ar-condicionado seja indispensável, deve-se manter a rotina de limpeza e trocas dos filtros.

- Servidores, funcionários terceirizados e discentes com caso confirmado de Covid devem manter o isolamento pelo período mínimo de sete dias (contados a partir da data do início dos sinais e sintomas). Toda pessoa só poderá sair do isolamento se, nas últimas 24 horas (último dia de isolamento), houver cessado sintomas gripais ou febris.

Todas as orientações para discentes, funcionários terceirizados e servidores da UFLA estão disponíveis em https://ufla.br/coronavirus.