Plano de Desenvolvimento de Pessoas 2023

Servidores(as) devem informar necessidades de desenvolvimento às chefias até 5 de agosto

Escrito por Samara Avelar | Publicado: Terça, 12 Julho 2022 08:37 | Última Atualização: Segunda, 21 Agosto 2023 15:09
Gentileza solicitar descrição da imagem

Servidores(as) técnico-administrativos(as) e docentes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) têm até o dia 5 de agosto para informarem às chefias sobre suas necessidades de desenvolvimento para o próximo ano. Essa é a primeira etapa da elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas da UFLA (PDP/UFLA 2023), que agora será realizado, obrigatoriamente, por meio do sistema Sipec, disponibilizado pela Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia (SGP/ME).

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) ressalta a importância da participação dos (as) servidores(as), uma vez que o PDP é um requisito legal para a execução de qualquer ação de desenvolvimento em 2023. Além das ações que serão ofertadas diretamente pela Progepe, o PDP deve prever a possibilidade de participação de técnicos e docentes em cursos e eventos externos.

Ele é requisito também para a contratação de inscrições em congressos, conferências e seminários, entre outros, e para a concessão de afastamentos para capacitação, seja de curta duração ou até para participação em Programas de Pós-Graduação, por exemplo. “Participar dessas ações é possível quando já constam no PDP”, explica a administradora Elisângela Abreu Natividade, do Setor de Capacitação e Avaliação (Secav/CDG/Progepe).

Além da elaboração por meio do sistema Sipec, a nova metodologia delineada pela SGP/ME determina que:

1. As necessidades de desenvolvimento sejam inseridas no sistema diretamente por servidores(as) representantes de cada unidade organizacional cadastrada no Sistema do Sipec;
  2. As chefias ponderem sobre as necessidades identificadas, bem como sobre a validade e pertinência dessas e validem ou não as necessidades de desenvolvimento das equipes vinculadas à unidade sob sua responsabilidade;
  3. A unidade de gestão de pessoas da instituição - no caso da UFLA, a Progepe - consolide as necessidades validadas que tenham escopo aproximado, priorize as necessidades que entrarão no PDP da UFLA e indique as soluções de aprendizagem para cada necessidade inserida no Plano.

Confira o cronograma das atividades relacionadas ao PDP na UFLA:

• Até 5 de agosto – reunião das chefias com as equipes, para esclarecimentos sobre o PDP e identificação das necessidades de desenvolvimento. Até essa data todos os(as) servidores(as) devem informar as suas necessidades de desenvolvimento;
  • Até 12 de agosto – cadastro das necessidades de desenvolvimento, no Portal Sipec, pelos(as) representantes operacionais de cada unidade;
  • Até 22 de agosto – consolidação das necessidades de desenvolvimento, no Portal Sipec, pelas chefias das unidades;
  • Até 23 de setembro – consolidação das necessidades de desenvolvimento, no Portal Sipec, pela Progepe;
  • Até 30 de setembro – aprovação do PDP pelo Reitor e envio à SGP/ME.

Tem dúvidas sobre o PDP?

Na próxima quinta-feira (14/7), o Secav/CDG/Progepe irá realizar uma palestra, das 8h30 às 10h30, para as chefias e os(as) representantes operacionais de cada unidade, com esclarecimentos sobre a nova metodologia, o uso do sistema Sipec e ações que devem ser incluídas no PDP/UFLA 2023.

Para conferir as etapas de planejamento e o fluxo, acesse o Guia para Elaboração do PDP 2023.

Servidores(as) podem ainda entrar em contato diretamente com o Secav/CDG/Progepe, pelo telefone (35) 3829-5152 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para orientações.