DICAS DE PORTUGUÊS

Técnicos administrativos - com ou sem hífen?

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 13 Julho 2022 13:54 | Última Atualização: Quarta, 13 Julho 2022 14:03
Gentileza solicitar descrição da imagem

Se o termo é utilizado em complemento a outro termo, como “servidor”, está, então, na função de adjetivo, e o hífen torna-se necessário. Exemplos: Os servidores técnico-administrativos foram reconhecidos por seu desempenho. O primeiro servidor técnico-administrativo ingressou ontem na Instituição.

Ao contrário, se o termo “técnico” funciona como substantivo e “administrativo” como adjetivo, não se utiliza hífen. Exemplos: Universidade contrata técnicos administrativos. O técnico administrativo daquele setor está aposentado. Observe que não há palavras como “servidor” ou “funcionário” antecedendo "técnico administrativo".

Variações: técnica administrativa; técnicos administrativos; técnicas administrativas.

Fonte: https://secom.ufg.br/p/30656-tecnicos-administrativos (com adaptações).

Paulo Roberto Ribeiro – revisor de textos - CCS