WISAG dissertation preis

Professora da UFLA ganha prêmio da Universidade Alemã

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Quinta, 14 Julho 2022 13:15 | Última Atualização: Terça, 19 Março 2024 10:31
Gentileza solicitar descrição da imagem

A professora Gabriela Cristina Braga Navarro, do Departamento de Direito da Universidade Federal de Lavras (UFLA), ganhou o prêmio “WISAG dissertation preis 2022”, da Universidade Alemã, por sua tese de doutorado intitulada "Measuring the effectiveness of the Inter-Amercian Court of Human Rights: the case of indigenous territorial rights". Esse prêmio é concedido anualmente para teses na área de ciências sociais e humanidades voltadas para coesão social.

"A pesquisa detalhou o impacto que uma decisão internacional pode ter na proteção nacional de direitos humanos de minorias. Considerando os crescentes ataques a direitos indígenas, a tese identificou estratégias para aumentar a efetividade das decisões internacionais na área. A pesquisa foca na Corte Interamericana de Direitos Humanos, que tem consolidadas decisões judiciais muito protetivas aos povos indígenas. No entanto, os países não cumprem as decisões da Corte e as comunidades continuam por décadas enfrentando as mesmas graves violações de direitos humanos: miserabilidade, violência, falta de acesso a terra e aos recursos naturais tradicionais de seu povo", explica a professora.

Gabriela também foi convidada para apresentar os resultados da sua pesquisa no seminário internacional: “Impacto (s) Transformadores Del Sistema Interamericano De Derechos Humanos”, realizado entre os dias 7 e 9 de julho no Instituto Max Planck de direito internacional público e comparado. Participaram do evento o presidente da Corte Interamericana, a presidente da Comissão Interamericana, além de diversos pesquisadores e representantes de ONGs.