Software desenvolvido na UFLA está entre os melhores plugins de Learning Analytics para a plataforma Moodle
O plugin para o Ambiente Virtual de Aprendizado Moodle, "Courses usage statistics", foi reconhecido por um site especializado como um dos sete melhores plugins para Learning Analytics em 2022.
Esse plugin consiste em um conjunto de relatórios administrativos, acoplados ao Moodle, que permite aos seus administradores observarem, em tempo real, como as salas virtuais estão sendo efetivamente utilizadas, de acordo com os três tipos diferentes de uso. O plugin é gratuito, possui código livre e está disponível para download.
O plugin foi desenvolvido em parceria interinstitucional por Alexandre Silva (Diretoria de Educação a Distância/UFLA), Heitor Costa (Departamento de Ciência da Computação/UFLA), Paula Cardoso (Departamento de Computação Aplicada/UFLA), Paulo Júnior (DCC/UFLA) e Ana Carolina Inocencio (Universidade Federal de Jataí).
Os responsáveis pelo plugin também publicaram o artigo científico “A Plugin for Analysis the Usage of Virtual Courses in the Moodle Platform", apresentado na Conferência Latino-Americana de Informática (CLEI 2021).