reunião

Reitores de Minas Gerais buscam soluções orçamentárias com o presidente do Senado Federal

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Quarta, 31 Agosto 2022 12:49 | Última Atualização: Quarta, 31 Agosto 2022 12:51
Gentileza solicitar descrição da imagem

O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor João Chrysostomo de Resende Júnior, esteve em Brasília, nesta terça-feira (30/8), a convite do presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco, para um encontro entre o parlamentar e os membros do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes/MG). A reunião teve como objetivo tratar de demandas relacionadas ao orçamento das universidades.

Os reitores apresentaram ao parlamentar os diversos problemas enfrentados decorrentes dos constantes cortes orçamentários, como a dificuldade de reposição de mão de obra. Na oportunidade, o reitor da UFLA solicitou que os cortes sejam minimizados no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2023, que será enviado pelo Executivo ao Congresso nesta quarta-feira (31/8). “Se continuarmos com essa falta de recursos, há um grande risco de que as atividades nas universidades sejam paralisadas no próximo ano”, comenta o reitor. WhatsApp Image 2022 08 31 at 08.54.11 1

Diante da situação, o presidente do Senado assumiu o compromisso de atender as demandas das universidades e tentar reverter os quase 100 milhões do corte realizado neste ano na educação.

Situação orçamentária da UFLA

Os cortes orçamentários de 2022, aliados a aumentos provocados pela inflação e pela alta dependência de mão de obra terceirizada, levaram a UFLA a um déficit em recursos de custeio de mais de 7 milhões de reais. O cenário exigiu diversas medidas, como a suspensão da retomada de obras no câmpus de São Sebastião do Paraíso, a redução de  materiais de consumo para aulas práticas, a diminuição de viagens técnicas para os estudantes, a piora nas condições de conservação e limpeza do câmpus, além da demissão de 148 funcionários terceirizados, que prestavam serviço na Instituição, agravando o quadro social.