Ir direto para menu de acessibilidade.
homenagem

Emoção marca a entrega de títulos acadêmicos na UFLA – Zenita Cunha Guenther recebe título Honoris Causa

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Sexta, 02 Setembro 2022 13:04 | Última Atualização: Sexta, 02 Setembro 2022 13:13
Gentileza solicitar descrição da imagem

A noite dessa quinta-feira (1/9) foi diferenciada na Universidade Federal de Lavras (UFLA) pela entrega de títulos e honrarias acadêmicas pelo Conselho Universitário aos professores e servidores que se destacaram pelos trabalhos realizados por anos no ensino, na pesquisa e na extensão da Instituição em prol da sociedade.

Honoris Causa é a honraria mais importante concedida por uma Universidade, atribuída a uma personalidade que tenha se destacado singularmente. Neste ano, a UFLA concedeu a honraria à professora Zenita Cunha Guenther, doutora em Psicologia da Educação e mestre em Orientação e Aconselhamento Psicológico pela Universidade do Sul da Flórida. Há 50 anos, Zenita se dedica à pesquisa e prática em Educação Especial, sempre envolvida na formação de professores em todos os níveis de ensino.

Nascida em Cruzeiro (SP), Zenita mudou-se para Lavras com a sua família ainda criança. Foi educada na tradição humanista de Helena Antipoff, com quem estudou e trabalhou por vários anos, na Fazenda do Rosário, Minas Gerais. Após o doutorado, ingressou na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde se aposentou para seguir outros interesses profissionais relacionados ao desenvolvimento de talento e capacidade humana, trabalhando ativamente nessa área, no Brasil, Estados Unidos e Portugal. Zenita participa de eventos, escreve e publica extensamente no Brasil e exterior, tendo como catalisador de suas atividades o Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (Cedet), que fundou em 1993, em Lavras.

Durante a solenidade, também foram homenageados servidores ativos e aposentados da UFLA, por terem se distinguido por relevantes serviços prestados à Universidade e sociedade e alcançado extrema projeção no exercício de suas atividades acadêmicas:

Mérito Universitário categoria docente- Fátima Maria de Souza Moreira         

Mérito Universitário categoria docente - Paulo Fernando Trugilho

Mérito Universitário categoria docente - Rubens José Guimarães

Professor Emérito da UFLA, Antonio Nazareno Guimarães Mendes

Professor Emérito da UFLA, Gilmar Tavares

Professor Emérito da UFLA, Mozart Martins Ferreira

Professor Emérito da UFLA, Wilson Roberto Maluf

Técnica Administrativa Emérita - Dulce Claret Monteiro Moraes

Fotos da solenidade: 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.