homenagem

Emoção marca a entrega de títulos acadêmicos na UFLA – Zenita Cunha Guenther recebe título Honoris Causa

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Sexta, 02 Setembro 2022 13:04 | Última Atualização: Sexta, 02 Setembro 2022 13:13
Gentileza solicitar descrição da imagem

A noite dessa quinta-feira (1/9) foi diferenciada na Universidade Federal de Lavras (UFLA) pela entrega de títulos e honrarias acadêmicas pelo Conselho Universitário aos professores e servidores que se destacaram pelos trabalhos realizados por anos no ensino, na pesquisa e na extensão da Instituição em prol da sociedade.

Honoris Causa é a honraria mais importante concedida por uma Universidade, atribuída a uma personalidade que tenha se destacado singularmente. Neste ano, a UFLA concedeu a honraria à professora Zenita Cunha Guenther, doutora em Psicologia da Educação e mestre em Orientação e Aconselhamento Psicológico pela Universidade do Sul da Flórida. Há 50 anos, Zenita se dedica à pesquisa e prática em Educação Especial, sempre envolvida na formação de professores em todos os níveis de ensino.

Nascida em Cruzeiro (SP), Zenita mudou-se para Lavras com a sua família ainda criança. Foi educada na tradição humanista de Helena Antipoff, com quem estudou e trabalhou por vários anos, na Fazenda do Rosário, Minas Gerais. Após o doutorado, ingressou na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde se aposentou para seguir outros interesses profissionais relacionados ao desenvolvimento de talento e capacidade humana, trabalhando ativamente nessa área, no Brasil, Estados Unidos e Portugal. Zenita participa de eventos, escreve e publica extensamente no Brasil e exterior, tendo como catalisador de suas atividades o Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (Cedet), que fundou em 1993, em Lavras.

Durante a solenidade, também foram homenageados servidores ativos e aposentados da UFLA, por terem se distinguido por relevantes serviços prestados à Universidade e sociedade e alcançado extrema projeção no exercício de suas atividades acadêmicas:

Mérito Universitário categoria docente- Fátima Maria de Souza Moreira

Mérito Universitário categoria docente - Paulo Fernando Trugilho